terça-feira, 24 de junho de 2014

ODAIR JOSÉ - EU QUERIA SER JOHN LENNON - SENSACIONAL!


Publicada originalmente em 16 de agosto de 2011. Especialmente com carinho para a amiga Júlia Rivera.

O Baú do Edu pede licença aos mais radicais para homenagear um dos maiores artistas do Brasil no chamado "universo brega" (hoje, cult) dos anos 1970.

Quem já quis ser John Lennon? Odair José, já! A canção "Eu Queria Ser John Lennon" começa com o verso confessional e matador de quem está sendo desprezado pelo seu amor: "Eu queria ser John Lennon um minuto só para ficar no toca-discos e você me ouvir". Lançada no disco "Assim sou Eu" de 1972, a pérola faz referência direta do sucesso "Imagine" de John Lennon, que estourou nas rádios lançada um ano antes. Recentemente foi regravada no disco Tributo a Odair José, um revival de sucessos do artista interpretados por cantores de peso da MPB como Zeca Baleiro, Pato Fu, Paulo Miklos entre outros. Admirado por diversos artistas como Caetano Veloso com quem já fez dueto em "Eu vou Tirar você desse Lugar" Odair já tem seu lugar registrado no panteão dos compositores nacionais desde que foi referenciado por Rita Lee no hit "Arrombou a Festa". O auge foram os anos 70 onde ele pode exercer toda sua verve poética ao som de seu violão destilando versos em assuntos polêmicos e outros tabus da sociedade brasileira, tendo que driblar por diversas vezes a censura imposta pela ditadura militar. Odair José de Araújo nasceu em Morrinhos, Goiás, no dia 16 de agosto de 1948. 

Odair José foi casado com a Cantora Diana, com quem teve uma filha, Clarice, mas logo se separaram, após uma relação conturbada. De volta à mídia desde o final da década de 1990, Odair José continua fazendo jus ao estilo musical que o trouxe as paradas de sucesso. Foi tema em 2009 de um episódio de O Estranho Mundo de Zé do Caixão, um programa de entrevistas exibido pelo Canal Brasil, apresentado por José Mojica Marins.

Odair José, aos 62 anos é um cara tranquilo e gente boa. Tive o privilégio de conhecê-lo uma vez, em 1995 num vôo para Montes Claros onde ele tem uma fazenda. Muito simpático, humilde e atencioso, ele me presenteou com o CD autografado "As Minhas Canções". Em certo momento da conversa, ele disse: "Ok, você gosta dos Beatles? Pois eu sou o Paul McCartney brasileiro". E eu disse: "Deve estar brincando..." - "Não tô não!" ele respondeu - "Minhas canções são consideradas tolas, sou massacrado pelos críticos e vendo milhões de discos!". Depois disso só me restava agradecer e em reverência só pude dizer "Buana, Buana". Em retribuição, prometi que um dia faria uma bela homenagem ao seu trabalho. Acho que cumpri a promessa. Valeu, Odair, obrigado e aquele abração do Edu do Baú!

7 comentários:

João Carlos disse...

Muito bom! Outra qualidade dele é a humildade.

Murilo Pedreira disse...

Promessa cumprida!

Edu disse...

Especialmente também para meu amigo Marco André que queria ser o John Lennon. Abração!

Fábio Simão disse...

Eu não gostaria de ser John Lennon, pois não teria capacidade para ser melhor do que ele mesmo foi. Meio complicado, mas acho que dá para entender.

Valdir Junior disse...

Um dia eu também quis ser igual ao John !!!
Mas o Odair Jose teve mais corage de dizer e cantar !!

Edu disse...

Eu queria ser Ringo Starr... um dia faço uma música... rsrsrs... brincadeirinha! Abração, negada!

Julia Rivera disse...

Obrigadão Edu! Valeu meu dia!