quarta-feira, 25 de junho de 2014

RAUL SEIXAS & MARCELO NOVA - PASTOR JOÃO E A IGREJA INVISÍVEL

Em sua última empreitada musical, Raul Seixas se juntou ao seu amigo Marcelo Nova para produzir A Panela do Diabo, uma verdadeira obra-prima da música nacional. O caldeirão abre com a famosa vinheta de Vincent e Davis, Be-bop-a-lula, só que dessa vez na voz de Raulzito e Marceleza. Os dois emendam com uma verdadeira declaração de amor ao "Rockn'roll", tão presente na vida de ambos e que segundo Seixas "morreu em 1959". O disco não economiza nos clássicos como "Carpinteiro do Universo", "Banquete de Lixo", "Pastor João e a Igreja Invisível", "Século XXI", "Nuit", "Quando eu morri", entre outras canções carregadas de cinismo, humor e dramaticidade que coroam A Panela do Diabo, o último suspiro de genialidade de Raul Seixas, acompanhado de seu não menos genial parceiro Marcelo Nova.
A Panela do Diabo foi lançado em 19 de agosto de 89. Raul Seixas faleceu dois dias depois no dia 21 de agosto de 1989, dia do aniversário que completaria 44 anos. Seu corpo foi encontrado às oito horas da manhã, pela sua empregada, Dalva. Foi vítima de parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante. O LP A Panela do Diabo vendeu 150.000 cópias, rendendo ao Raul um disco de ouro póstumo, entregue à sua família e também a Marcelo Nova (parceiro de Raul, com quem gravou o LP), tornando-se assim um dos discos de maior sucesso do eterno Maluco Beleza

8 comentários:

Murilo Pedreira disse...

Raul está para mim no mesmo patamar que o Badfinger está para o Edu.
Espero vê-lo mais vezes por aqui.

Edu disse...

Desculpe, Murilão! Acho improvável, e mais, impossível! Ninguém sabe, ninguém sabe, ninguém sabe não...

Valdir Junior disse...

Faz tempo que não escuto esse disco !!

Murilo Pedreira disse...

Edu, você disse que considerando The Beatles 'hors concours', o Badfinger é sua banda preferida.
Se eu também considerar os Beatles Hors concours, logo, Raul é meu artista preferido.
Eu não quis comparar Raul x Badfinger, certo?
Abrç!!

Edu disse...

Ok. Murilão! Desculpe pelo mal entendido... abração! Gostou dos discos? Chregaram direitinho?

Murilo Pedreira disse...

Chegaram sim. Adorei os discos, os cards e tudo mais.

Edu disse...

Nunca uma música brazuca me pareceu mais conveniente do que essa com todos os cinemas sendo destruídos para virarem isso... E a negada ainda dá grana! Ô,povinho besta, sô!

Fábio Simão disse...

Até hoje, a plateia inflamada pede: " Toca Raul!"