Se vivo estivesse, Stu Sutcliffe estaria completando 74 anos hoje.
Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, nasceu na Escócia, na cidade de Edimburgo. Cresceu na pequena cidade de Huyton, próxima a Liverpool, Inglaterra.Stuart Sutcliffe foi o primeiro baixista dos Beatles. Sua entrada nos Beatles deu-se pela amizade que tinha com o líder do grupo, John Lennon. Stu e John se conheceram na escola de arte chamada Liverpool College of Art. Stu era um jovem interessado em pintura e, ao ganhar um dinheiro com a venda de algumas de suas obras, foi convencido por John a comprar um contrabaixo elétrico e entrar para os Beatles. Seu estilo musical era limitado e, sendo algo que o incomodava, era comum vê-lo tocando de costas para o público.Antes da fama, os Beatles fizeram uma pequena turnê à cidade de Hamburgo, na Alemanha, e foi lá que Stu acabou conhecendo Astrid Kirchherr. Astrid tornou-se sua namorada e foi ela quem deu a idéia do estilo de cabelo dos Beatles (franjas penteadas para frente). Pouco tempo depois, Stu Sutcliffe deixou a banda para ficar com a namorada em Hamburgo e dedicar-se completamente à pintura (sua verdadeira paixão). Alguns meses depois, no dia 10 de abril de 1962, ele morreu de hemorragia cerebral aos 21 anos de idade. Como artista, Stu mostrava em suas obras influências britânicas e européias de artistas abstratos misturada com influência do movimento abstrato expressionista americano. Hoje algumas de suas obras encontram-se em galerias de Liverpool, Inglaterra.
6 comentários:
Como estaria Stu hoje? Teria sido um bem sucedido artista? Ou os Beatles teriam sido um atrapalho para isso? Quem saberia?
Acho que sim! Seria um renomado artista. Acho que os Beatles funcionariam como trampolim para a carreira dele... entrariam em seu currículo com honra ao mérito. Mas atenção: esse cara nunca foi esse anjo que se pinta!!! Malaco-do-baco! Por isso John Lennon gostava dele!
Concordo, ele era muito doido da breca,e com certeza o John daria uma " With a Little Help" para ele !!
O filme Backbeat eu acho massa. Principalmente a trilha sonora, onde a modernizada nos clássicos não os deixaram coxinha.
[...]Não estou querendo insinuar nada![...]
KKKKKKKKKKKKK
Também gosto deste filme. Mostra um interessante recorte sobre a história de Stu.
As fotos da Astrid eram sensacionais. Ainda bem que os boys a conheceram senão não teríamos a oportunidade de ver essas fotografias.
Postar um comentário