sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PAUL McCARTNEY - YESTERDAY AND TODAY

Yesterday é uma canção gravada pelos Beatles, lançada em 1965 no álbum Help!. Embora a composição seja creditada a Lennon & McCartney, foi composta unicamente por Paul, segundo ele após ter tido um sonho. Numa manhã de maio de 1965, Paul acordou com uma melodia na cabeça que tinha todo o frescor de um sonho. Imediatamente ele foi para o piano que havia no seu quarto em Wimpole Street, em Londres, e tocou a música inteirinha, completa, com primeira e segunda parte. Ainda não tinha letra e ele a chamou de "Scrambled Eggs". Mas Paul ficou encucado, achando que já tinha ouvido aquela melodia em algum lugar. Então passou vários dias mostrando para os amigos e perguntando se eles já não a conheciam. Não, ninguém nunca tinha escutado aquilo antes.

Paul McCartney fez a letra definitiva para a canção que ganhou o título de "Yesterday", enquanto se dirigia para Algarve, em Portugal. A canção, é uma balada acústica que fala sobre um amor perdido. Foi a primeira canção gravada pelos Beatles que só trazia a participação de um só integrante do grupo, o próprio Paul, cantando e tocando violão, acompanhado por um quarteto de cordas. Por não ter muito em comum com outras músicas dos Beatles lançadas na época, os demais integrantes acharam que seria melhor não lançá-la. Nenhum deles partcipou da gravação. Estavam lá: Paul McCartney, vocais e violão; Tony Gilbert, violino; Sidney Sax, violino; Kenneth Essex, viola; Francisco Gabarro, violoncello. George Martin foi o produtor e Norman Smith, engenheiro de som. Segundo o Guinness Book, “Yesterday” é a canção mais regravada da história, tendo sido regravada por outros cantores mais de três mil vezes. Entre os artistas que a regravaram estão Frank Sinatra, Ray Charles, Elvis Presley e Plácido Domingo. Em 1971, após a separação dos Beatles, John Lennon magoado com Paul lançou a canção “How do you sleep?” onde cantava “The only thing you done was yesterday” (“a única coisa que você fez foi yesterday”). Nessa canção John pretendia, não somente dizer que a única coisa que Paul havia feito era a canção Yesterday, mas também referia-se aos Beatles, que em 1971 já faziam parte do passado, ou seja, ontem.

O piano no qual o ex-beatle Paul McCartney compôs Yesterday, foi leiloado em 2011 em Londres. O instrumento, um Eavestaff de estilo 'art deco' adquirido em 1926 pela família da cantora britânica Alma Cogan, foi vendido por um preço aproximado de R$ 360 mil. O instrumento, que também foi tocado por músicos como Sammy Davis Jr e Mick Jagger, esteve durante a década de 1960 na casa de Cogan no bairro londrino de Kensington, lugar conhecido pelas reuniões culturais e festas que se realizavam nela. McCartney foi à mansão de Cogan após sonhar uma noite de 1964 com a melodia que acabaria se concretizando em Yesterday, segundo relatou ele mesmo em entrevistas. Ali o artista tocou pela primeira vez uma das canções mais populares do século 20, com a intenção de que sua amiga confirmasse que se tratava de uma melodia original, e não um tema já existente que McCartney tivesse recuperado de maneira inconsciente durante o sonho. Em sua biografia, McCartney lembra que a primeira coisa que fez com a melodia foi comprovar que não tinha dono. "Levei um tempo para garantir que não pertencia a ninguém, e finalmente a registrei como minha".

Um comentário:

Fábio Simão disse...

Gostei da montagem das fotos, boa sacada.