quinta-feira, 27 de agosto de 2015

TEN YEARS AFTER - I'D LOVE TO CHANGE THE WORLD


Formada por Alvin Lee, Leo Lyons, Chick Churchill e Ric Lee, em 1967, a banda Ten Years After iniciou sua entrada no hall da fama do rock no lendário Club Marquee de Londres. Uma apresentação apoteótica num domingo à noite no clube foi suficiente para torná-los revelação de 1967. O grupo foi convidado a participar do Windsor Jazz and Blues Festival, em 1967, onde roubou a cena do festival e, com isto, marcou definitivamente sua entrada no show business.
No outono de 1967, assinaram um contrato com a gravadora Decca para seu primeiro álbum. Com lançamento simultâneo nos Estados Unidos, o impacto foi suficiente para o promotor de eventos Bill Graham levá-los para fazerem o show no Fillmore West, famoso reduto de rock dos anos 60/70. Através desta primeira tour nos Estados Unidos a banda ganhou notoriedade e chamou atenção pelo virtuosismo de seu jovem guitarrista, Alvin Lee. Tocando de uma forma singular Alvin cativava a plateia com seus solos e sua rapidez no instrumento, o que o levou várias vezes a ser indicado como o melhor guitarrista dos festivais por onde se apresentavam.
Rapidamente o grupo fez grande sucesso, sendo sempre considerado a atração principal por todos os locais por onde se apresentava. Em 1969 tocaram no festival Woodstock, onde estavam os maiores nomes do rock da época, entre eles, Jimi Hendrix, The Who e tantos outros. Mesmo com uma quantidade enorme de grupos consagrados no festival, o Ten Years After foi convidado para o encerramento de uma das noites, parte nobre dos eventos. Junto com Jimi Hendrix, Alvin Lee foi considerado o melhor guitarrista do festival. levando o Ten Years After a colocar um de seus singles no Top 10 das paradas americanas. Entre 1968 e 1975 o grupo realizou 28 turnês pelos Estados Unidos, e um número ainda superior na Europa e Asia. Durante este período, os maiores sucessos foram “Love Like a Man” (Top 10 nos USA e Inglaterra), “I´d Love to Change the World” (Top 10 na Inglaterra e Top 20 nos USA) e o grande hit de Woodstock, “I´m going Home”, que chegou a obter o primeiro lugar de execução nas rádios americanas por 18 semanas entre 1969 e 1970.
Em 1975, cansados das turnês e devido a um desgaste natural de relacionamento, o grupo resolveu se desfazer. Seus integrantes buscariam seus próprios caminhos. Inevitavelmente, Alvin Lee usou toda sua popularidade para desenvolver sua carreira solo. Em 1983, ano em que o Marquee Club completou 25 anos, a banda foi convidada a realizar uma série de shows comemorativos. Novamente os resultados e a aclamação do público foram surpreendentes, porém nem isto foi suficiente para reintegrá-los como grupo novamente. Em 1988 uma proposta milionária dos produtores de festivais alemães, convenceu os músicos a se unirem para se apresentarem em 4 festivais. Novamente os resultados foram os melhores possíveis e o grupo resolveu gravar um disco pela Columbia Records/Chrysalis, “About Time”. O sucesso do disco levou-os a realizar uma tour pelos Estados Unidos e Europa para uma série limitada de shows. Em 1994, a banda novamente reuniu-se para as comemorações dos 25 anos do Festival Woodstock, onde gravaram sua apresentação ao vivo para a coletânea do festival. Em 1997, comemorando seus 30 anos de carreira, o Ten Years After lançou pela Chrysalis um CD comemorativo chamado “Solid Rock”.O disco possui uma seleção dos melhores momentos da carreira do grupo além de três inéditas.
Na manhã do dia 6 de março de 2013, o lendário guitarrista britânico ALVIN LEE, fundador da banda TEN YEARS AFTER, morreu em decorrência de complicações após uma cirurgia. Estava com 69 anos.

5 comentários:

Valdir Junior disse...

O Alvin Lee é um grande amigo pessoal do George, inclusive tocou no disco solo dele "Nineteen Ninety-Four" de 1994 na faixa "The Bluest Blues". Outra curiosidade é que o George deixou primeiro o Alvin gravar a musica "So Sad" no disco "On the Road to Freedom" de 1973, disco em parceria de Alvin Lee com Mylon LeFevre, antes mesmo de sua versão da musica no disco " Dark Horse". Esse George era um bom amigo !!

Edu disse...

Esse "namoro" começou em 1970.

Edu disse...

Esse "namoro" começou em 1970.

João Carlos disse...

Alvin também está no DARK HORSE! E esta música do TEN é clássica.

Edu disse...

Esse "namoro" começou em 1970.