quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ANDY WHITE - O BATERISTA PREFERIDO DE GEORGE MARTIN MORRE AOS 85 ANOS

O baterista Andy White, que entrou para a história como primeiro baterista de uma música gravada oficialmente pelos Beatles, morreu na última segunda-feira (9) em Nova Jersey nos EUA depois de sofrer um infarto aos 85 anos. White ganhou fama e se tornou conhecido, por ter tocado, de forma anônima, nas sessões de gravação que resultaram no primeiro compacto dos Beatles em 1962. White é o baterista que se ouve na versão mais conhecida de "Love Me Do", a terceira, e última, que foi registrada pela banda em estúdio. A primeira delas, foi gravada ainda com o baterista Pete Best como um teste para a EMI em junho de 1962. Três meses depois, Best já tinha sido substituído por Ringo Starr que gravou então outra versão da faixa. O produtor George Martin (que nessa época, achava que mandava em alguma coisa) e o engenheiro Ron Richards, acharam que o trabalho de Ringo não estava bom o bastante e chamaram White para uma nova tentativa, que, enfim, foi considerada satisfatória. Por Martin e Richards. Não pelos Beatles. Muito menos Ringo, que foi subjulgado a bater um par de maracas. Andy White também gravou "PS I Love you", o lado B do single. Depois disso, Martin finalmente se convenceu de que Ringo era o cara e daí pra frente, sempre que teve que encarar os Beatles, foi de forma diferente.
Andy White morreu jurando que tinha certeza de também ter tocado em "Please Please Me", mas não existem evidências históricas que confirmem tal fato. Depois dos Beatles, White nunca mais gravou com grandes estrelas, a não ser com Tom Jones. Com quem tocou várias, a mais conhecida é "It's Not Unusual" do próprio Jones (que não vai aparecer aqui de jeito nenhum!). Vá com Deus e Nossa Senhora, Andy White! Quem tem Ringo, Starr com tudo! Desculpem, não resisti. Agora, com sua morte, já há quem apareça chamando-o de “Quinto Beatle”. Balela! O “Quinto Beatle” sou eu e você, que somos fãs! O resto, não importa nada!

3 comentários:

Edu disse...

Falando nisso, já tá passando da hora do velho George Martin também cantar pra subir!

João Carlos disse...

Faça isso não! George Martin é nosso e ninguém tasca. Fique com Deus, Andy! Ao menos em sua não tão brilhante carreira ele sentiu o sabor e uma honra que poucos tiveram. Menos frustrante que o sacaneado Pete Best.

João Carlos disse...

Agora... Excelente entrevista, Edu. Ele me pareceu modesto e sincero. Certamente ele deve ter tocado PLEASE PLEASE ME na versão Roy Orbinson inicial. Por isso, a memória falha e ele se confunde... e admite.