domingo, 3 de setembro de 2017

THE BEATLES - THE BEATLES COLLECTION - 1982


A segunda metade dos anos 1970, foram, de longe, a melhor época da minha vida! Em 1978, eu tinha 16 anos. Na minha cabeça, já era o beatlemaníaco mais fanático que eu conhecia, só que era pobre! Ainda não trabalhava oficialmente, mas nessa época eu já tinha vários discos dos Beatles, todos novinhos em folha, da discografia brasileira relançada em 1974 e todo o dinheiro que juntava era para comprar um disco novo a cada mês. As prateleiras das discotecas (lojas) eram abarrotadas de produtos Beatles: Rock And Roll Music, Hollywood Bowl, Star Club, o álbum Vermelho, o Azul, Wings Over America, Venus & Mars, Speed Of Sound, Shaved Fish, Mind Games, Walls And Bridges, 33 & 1/3, Goodnight Vienna, e outras tantas pérolas que apareciam todo dia, sem falar dos compactos e das fitas cassetes. A loja DISCODIL (que existe até hoje!) no Conjunto Nacional era a minha Disneylândia!

Então, apareceu “The Beatles Collection”, uma caixona enorme, linda, azul marinho com gravação em hot stamp dourada, trazendo “toda a coleção dos Beatles”, como era anunciada. A caixa foi colocada à venda com exclusividade pelo Ponto Frio Bonzão e custava uma fortuna. O lançamento dos álbuns dos Beatles em um pacote especial era inevitável. Infelizmente, esta não é a coleção completa das gravações da banda lançadas pela EMI/Parlophone entre 1962 e 1970, e sim o conjunto dos álbuns de estúdio lançados no Reino Unido nesse período. Curiosamente, A Collection Of Beatles Oldies não foi incluído, mas o pacote incluía um álbum novo, The Beatles "Rarities", uma coleção de lados B de compactos e algumas faixas não lançadas anteriormente em álbuns britânicos. A coleção trazia 13 discos: Please Please Me; With The Beatles; A Hard Day's Night; Beatles For Sale; Help!; Rubber Soul; Revolver; Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band; The Beatles (álbum branco); Yellow Submarine; Abbey Road; Let it Be e The Beatles "Rarities". Como é de costume em coleções deste tipo, há alguns furos. As principais omissões são Magical Mystery Tour, Hey Jude e The Beatles At The Hollywood Bowl, além de diversas faixas de The Beatles 1962-1966 (vermelho) e The Beatles 1967-1970 (azul). De modo geral, esta é uma boa coleção para novos fãs. Para o colecionador experiente e sério, que já possui tudo o que foi lançado desde 1962, o único interesse é a caixa em si. E a caixa em si, não me interessou na época. Eu já tinha vários dos discos que vinham nela e os discos também eram vendidos avulsos, inclusive o “novo” – Rarities, todos agora com um insert preto e branco com a foto dos LPs.
Somente em 2004, ganhei a tal caixona do amigo Ruy Campos. Ainda está zerada, os álbuns estão novinhos, quase virgens. Bom, já que tirei a caixona da prateleira para poder fazer o post, só me resta agora ouvir todos de novo, né?

11 comentários:

Joelma disse...

Queria ter dinheiro pra comprar tudo de The Beatles

Marcelennon disse...

Está aí uma coleção de dar "água na boca"...

Valdir Junior disse...

Eu nunca vi essa caixa, mas todos os meus discos dos Beatles são dessa série com esse encarte. Era uma época magica ir caçando um a um dos discos.

Ahelena disse...

Estou vendendo essa coleçao que herdei da minha mãe

whobynumbers disse...

Existe edição nacional dessa caixa? Segue a edição americana ou inglesa? Obrigado. Grande abraço!

Sol Lucas - Designer disse...

Eu tenho uma caixa dessa qual o valor de mercado dela !??

Edu disse...

Acho que se tiver novinha, uns 500 pilas.

Unknown disse...

Adorei as historias.esse periodo era bom demais. Tenho essa caixa pra venda. Se interessar a alguém...

Unknown disse...

Sim existe. Tenho a nacional completa do pontofrio conforme descrito na materia

Unknown disse...

Essa coleção vale R$ 3.500,00!!!

Unknown disse...

Vendo a minha por RS$ 2.500,00