sexta-feira, 6 de abril de 2018

THE BEATLES - I ME MINE - by GEORGE HARRISON


"I Me Mine" foi a última música gravada pelos Beatlesapesar da ausência de John Lennon. Composta e interpretada por George Harrison no derradeiro álbum Let It Be de 1970. Gravada em 3 de janeiro de 1970, na primeira das duas últimas sessões de gravação do grupo. "I Me Mine" abre com um órgão dramático de George (que também acrescenta uma guitarra e violão), Paul toca piano elétrico e Ringo toca sua bateria normalmente. Harrison é o cantor, claro, e realiza as harmonizações junto com Paul. "I Me Mine" recebeu um acompanhamento de orquestra, que Phil Spector deixou ao fundo.
À medida que George se envolvia mais com a filosofia oriental, sentia a necessidade de estabelecer a harmonia entre sua posição de astro do rock e a exigência religiosa de atingir a iluminação por meio da renúncia ao ego. As obrigações de beatle não ajudavam a vida devota. Ele acreditava que a preocupação com individualidade e desejos pessoais - o que “eu” quero, o que pertence a “mim”, o que é “meu” - nos impede de atingir um nível mais alto de consciência. “Não há nada que não seja parte de um todo completo”, disse ele. “Quando o pequeno eu se funde ao grande Eu, aí é que você sorri de verdade!” Sem dúvida ele era influenciado pelas palavras de Krishna, registradas no Bhagavad Gita (2.72): “Estarão para sempre livres os que renunciam aos desejos egoístas e se libertam da jaula do ego, do “eu”, do “mim”, do “meu”, e unem-se ao Senhor. Este é o estado supremo.” George dizia que na época ficava “louco” com seu ego. “Eu odiava tudo a respeito do meu ego. Era um lampejo de tudo o que era falso e transitório. Mais tarde, eu aprendi. Aprendi a perceber que há mais alguém aqui além do velho tagarela. A ordem do dia passou a ser ‘Quem sou eu?’ Enfim, o que saiu disso tudo foi ‘I Me Mine’. É sobre o ego, esse eterno problema.” 

A melodia de valsa foi inspirada pela música incidental que ouvira na noite anterior em um documentário da BBC2 chamado Europa: The Titled and the Unentitled. Era a “Valsa do Imperador”, composta em 1889 por Johann Strauss II, na interpretação da Orquestra Filarmônica de Viena sob a regência de Willi Boskovsky. O trecho usado tinha apenas 60 segundos, e a música de “I Me Mine” se baseia na lembrança que George guardou dele. Steve Turner

Um comentário:

Dani disse...

Na minha opinião um dos melhores vocais de George.

Bela foto de George, essa em preto e branco com a guitarra. :)