No dia 14 de abril de 2018, foi publicada aqui no Baú do Edu, a matéria anunciando a chegada do filme "Hare Khrishna! O Mantra, o Movimento e o Swami que começou tudo", premiado documentário do diretor norte-americano John Griesser sobre a trajetória do revolucionário cultural Srila Prabhupada. Pois nesse 2020 doente, empesteado de corona vírus, dengues e um governo incapaz, eis que um bom amigo teve a boa graça e deixou ontem, naquela postagem, o link do filme completo no You Tube. Obrigado Marcos Vinícius, abração e Hare Krishna!
O filme retrata a vida de Prabhupada - o Swami indiano de 70 anos de idade, que chegou num cargueiro, sem recursos financeiros ou contatos, em Nova York, em meio à turbulenta década de 1960, e que se tornaria um dos principais agentes de um imenso fenômeno cultural do século XX. "Hare Krishna!" traz arquivos inéditos, gravações de áudio do próprio Prabhupada e entrevistas com seus primeiros seguidores, além de muitos registros dos anos 60 e 70, auge da contracultura. O documentário fez parte do grupo de 170 produções que estavam aptas a concorrer a uma das cinco vagas no Oscar 2018.
O documentário apresenta os bastidores do movimento cultural nascido na cena artística e intelectual, no Bowery de Nova York e na meca hippie de Haight-Ashbury de São Francisco, passando pela beatlemania de Londres. Mostra como George Harrison ajudou a lançar um single com o mantra do movimento Hare Krishna pelo selo dos Beatles. O canto de um mantra rítmico e meditativo de 16 palavras - "Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare". George gravou com os primeiros devotos em Londres o mantra em um compacto pela Apple Records, tornando esta milenar meditação em um hit na Inglaterra. Posteriormente, seu sucesso "My Sweet Lord" apresentou o canto de "Hare Krishna" para todo o planeta, sendo considerado, inclusive, uma das músicas mais icônicas da época. A partir daí o movimento de Prabhupada explodiu definitivamente, e seus seguidores - agora conhecidos como os Hare Krishnas ficam famosos por cantarem e dançarem nas ruas, estando presentes em todos os principais grandes fatos culturais da década, festivais de música, filmes e manifestações em todo o mundo. É um filme muito bonito e vale muito a pena conferir. Minha nota é 8,5 e a sua?
Nenhum comentário:
Postar um comentário