quarta-feira, 10 de junho de 2020

JOHN LENNON - JEALOUS GUY - SENSACIONAL! ✶✶✶✶✶


"Jealous Guy", uma das mais belas canções de John Lennon, apareceu pela primeira vez como a quarta faixa do lado 1 do seu álbum IMAGINE, lançado em 9 de setembro de 1971.
A história da criação começa em Rishikeshi, na Índia, ainda em 1968. Depois que os Beatles assistiram a uma palestra do Maharishi Mahesh Yogi sobre um "son of the mother nature", as palavras de Maharishi inspiraram os dois, tanto Paul McCartney como John Lennon para escreverem canções sobre o mesmo assunto.

A música de McCartney "Mother Nature's Son" foi selecionada para o álbum branco, enquanto a canção de Lennon "Child of Nature" não foi. No entanto, ambas foram gravadas como demos na casa de George Harrison em Esher em maio de 1968. A demonstração contou com vocal de Lennon e uma guitarra acústica. Depois disso, Lennon continuou a tocá-la em algumas sessões. Eventualmente, a letra e o conceito foram demolidos e substituídos pelos versos de "Jealous Guy" que foi lançada somente em IMAGINE e durante a vida de Lennon, nunca foi lançada como single.
Inexplicavelmente, somente quase cinco anos após o assassinato de John Lennon, e quatro anos e meio depois do Roxy Music chegar ao o número um nas paradas em 1981, a gravação de "Jealous Guy" de Lennon, foi lançada pela Parlophone como single em novembro de 1985, tendo "Going Down on Love" do álbum Walls And Bridges como lado B - Não dá para entender mesmo! Esse single de John Lennon, alcançou o número 65 nas paradas do Reino Unido e nos Estados Unidos, chegou ao número 80 da Billboard Hot 100 em novembro de 1988, junto com o lançamento do filme Imagine: John Lennon.

John Lennon gravou as bases de "Jealous Guy" em 24 de maio de 1971 no Ascot Sound Studios, o estúdio de oito canais que instalou em sua mansão em Tittenhurst Park, onde seus vocais foram gravados em 29 de maio de 1971. Os músicos incluem Mike Pinder, do The Moody Blues, e Joey Molland e Tom Evans, do Badfinger. Da gravação participaram então: John Lennon que faz os vocais, toca violão e assobia; Nicky Hopkins: piano; Joey Molland: violão; Tom Evans: violão; John Barham: harmonium; Klaus Voormann: baixo; Jim Keltner: bateria; Alan White: vibrafone; Mike Pinder: pandeiro e The Flux Fiddlers: cordas. "Jealous Guy" é uma das músicas mais regravadas de John Lennon, com pelo menos 92 versões, sendo a mais conhecida a gravação do Roxy Music, que alcançou o número 1 em vários países três meses após a morte de John Lennon. Lou Reed gravou a música em 2001 e Joey Cocker gravou "Jealous Guy" em ritmo de reggae em 2004 para seu álbum Heart & Soul. Recentemente, o brasileiro Supla, surpreendeu com sua versão de "Jealous Guy". Quem quiser, confere aqui.


Após a morte de Lennon em 1980, a banda Roxy Music adicionou uma versão de "Jealous Guy" ao seu set durante uma turnê na Alemanha, que eles gravaram e lançaram em fevereiro de 1981. O single foi lançado pela Polydor com "To Turn You On" como o lado B. A música foi o único hit número 1 do Reino Unido para a Roxy Music, liderando as paradas por duas semanas em março de 1981. A cover da Roxy Music de "Jealous Guy" aparece em muitas coleções de Bryan Ferry / Roxy Music e coletâneas dos anos 80.

Um comentário:

roque22 disse...

Realmente, uma das mais belas canções de Lennon.