terça-feira, 2 de junho de 2020

THE BEATLES - A TASTE OF HONEY - SENSACIONAL!✶✶✶


"A Taste of Honey" era uma das músicas favoritas de Paul McCartney. Foi composta por Bobby Scott e Ric Marlow. Era originalmente uma faixa instrumental feita para a versão de 1960 da Broadway da peça britânica de 1958 ‘A Taste of Honey’ (que também foi transformada no filme de mesmo nome em 1961).

Tanto a gravação original quanto a posterior de Herb Alpert, em 1965, renderam à música quatro prêmios Grammy. Uma versão vocal da música - gravada pela primeira vez por Billy Dee Williams (e lançada em 1961 pela gravadora Prestige) e depois gravada com muito sucesso por Lenny Welch no verão de 1962 - também foi gravada pelos Beatles em seu primeiro álbum em 1963. Barbra Streisand tocou a música como parte de seu show de cabaré em 1962, e a gravou em janeiro de 1963 para seu álbum de estreia The Barbra Streisand Album na Columbia, que ganhou um Grammy de Álbum do Ano (1963).
Lenny Welch gravou uma versão vocal inicial no início de 1962. Foi lançada como single em setembro de 1962 pela gravadora Cadence Records e incluída em seu álbum Since I Fell for You. Esta versão também credita Lee Morris como compositor, mas não se sabe se foi ele quem fez a letra. Esse crédito não aparece em nenhum cover da música, com apenas Marlow/Scott creditado.

Era uma versão da adaptação de Lenny Welch de "A Taste of Honey" que os Beatles tocavam como parte de seu repertório em Hamburgo, mudando levemente a letra do refrão. Uma gravação dessa época foi lançada em 1977 no álbum “The Beatles Live! At the Star-Club, Hamburg, Germany; 1962”. 
"A Taste Of Honey era um dos meus grandes números em Hamburgo - um pouco de balada. Era diferente, mas costumava ser muito solicitada. Cantamos harmonias estreitas nos pequenos microfones de eco e fizemos um bom trabalho. Na verdade, costumava parecer muito bom”. Diz Paul McCartney no livro “Anthology”.
Como uma versão instrumental de Acker Bilk era popular no Reino Unido na época, "A Taste of Honey" foi escolhida para ser gravada para o primeiro álbum da banda em 1963, Please Please Me. Nos EUA, essa música apareceu pela primeira vez no álbum Vee-Jay Records, “Introducing... The Beatles”. Eles também tocaram "A Taste of Honey" sete vezes para os programas de rádio da BBC, incluindo Here We Go, Side by Side e Easy Beat. Em 1967, "A Taste of Honey" teria sido a inspiração de Paul McCartney para "Your Mother Should Know". Os Beatles gravaram "A Taste of Honey" em 11 de fevereiro de 1963, nos estúdios da EMI em Abbey Road, o dia em que 10 músicas foram gravadas para o álbum Please Please Me"A Taste of Honey" foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. O álbum Please Please Me foi lançado em 22 de março de 1963. 
"A Taste of Honey" foi a primeira música gravada durante a sessão da tarde. Eles gravaram cinco tomadas e - após a gravação de ”Do You Want To Know a Secret”, Paul McCartney fez uma dupla faixa de seus vocais principais, a única instância desse tipo no álbum. As mixagens mono e estéreo foram feitas no dia 25 de fevereiro, sem a presença dos Beatles no estúdio. No álbum, enquanto a serenidade da música era do agrado de McCartney (as semelhanças com 'Besame Mucho' e 'Till There Was You' não são coincidências), seu tom sentimental parecia meio deslocado em relação a energia bruta evidente em músicas como "Twist And Shout" e "I Saw Her Standing There”. No entanto, demonstrava a versatilidade dos Beatles como um grupo, algo que eles desejavam promover enquanto procuravam estabelecer uma identidade para si mesmos.

Na gravação, Os Beatles estão em seus instrumentos habituais: Paul McCartney canta e toca baixo; John Lennon faz backing vocals e toca guitarra; George Harrison também faz backing vocals e toca a guitarra principal e Ringo Starr toca bateria. "A Taste of Honey" é a 4ª música do lado 2 do LP (ou 12ª faixa do CD) Please Please Me (1963). Também aparece em The Beatles Live! At the Star-Club, Hamburg, Germany; 1962 (1977) e Live At The BBC (1994).

Para terminar, sempre estranhei o descaso e o desprezo que os americanos tiveram com os Beatles antes da explosão da Beatlemania. Os discos sempre foram adulterados e estuprados nos Estados Unidos até Rubber Soul. Na capa desse álbum que foi citado, "Introducing...The Beatles" - lançado somente nos EUA pela Vee-Jay Records - a foto dos Beatles foi impressa invertida e permaneceu assim ao longo dos anos. Por isso, na imagem do topo da postagem, apliquei a foto na posição correta. A belíssima ikustração da deliciosa moça com sabor de mel (lá em cima) é do grande e incomparável ALBERTO VARGAS (1896-1982).

6 comentários:

Edu disse...

"A Taste of Honey" é uma das três que, com certeza, nunca haviam aparecido aqui nesses 12 anos. As outras eram "Baby's In Black" que foi publicada recentemente e "Till There Was You", que está por vir. Talvez, por não serem minhas gravações preferidas... mas que ficou show essa de "A Taste of Honey", ficou! Valeu!

Márcia A. disse...

Ficou sim, Edu! O Baú cada dia melhor! Post mais que completo. Confesso que também não gostava muito dela, mas passei até a simpatizar depois dessa postagem. A versão de Herb Alpert é imbatível!

Edu disse...

Obrigado Márcia A. Volte mais vezes... aproveite que junho pode ser o último mês do Baú. Valeu!

Ringhout disse...

Show de bola!!

A versão de Hamburgo e do programa da BBC são as melhores

Márcia A. disse...

Que aconteceu? Corona vírus? Rsrs

Edu disse...

Ainda não! A interface do blogger vai ser mais uma vez alterada pelos gênios do Google e não sei se ainda tenho paciência para isso.