sexta-feira, 31 de julho de 2020

THE BEATLES - GEORGE HARRISON - SOMETHING*********



“Something” foi o primeiro lado A de um single dos Beatles escrito por George. É a segunda faixa do álbum Abbey Road, depois de “Come Together” (de John) e antes de "Maxwell's Silver Hammer" (de Paul). Suas fontes de inspiração provavelmente teriam sido Ray Charles, que ele imaginou cantando a música, uma faixa de 1968 de James Taylor intitulada “Something In The Way She Moves” e sua esposa Pattie.
O americano James Taylor era um artista contratado da Apple e seu primeiro álbum foi produzido por Peter Asher entre julho e outubro de 1968. Paul tocou baixo em uma faixa. “Something In The Way She Moves” é a última faixa do lado A, e os versos de abertura são: “There’s something in the way she moves, or looks my way or calls my name, That seems to leave this troubled world behind”. O Álbum Branco estava sendo gravado em Abbey Road exatamente na mesma época em que Taylor estava gravando no Trident Studios, no Soho de Londres. Aliás, em 3 de outubro, George estava no Trident gravando “Savoy Truffle” com Paul e Ringo, e provavelmente ouviu a faixa. “Sempre achei que George tivesse ouvido, mas nunca conversei de fato com ele sobre isso”, diz Taylor. “Escrevi ‘Something In The Way She Moves’ cerca de dois anos antes de gravá-la, e o estranho é que eu queria chamá-la de “I Feel Fine”, mas claro, era uma canção dos Beatles”. Ele continua: “Eu muitas vezes noto traços no trabalho de outras pessoas nas minhas músicas. Se George consciente ou inconscientemente pegou uma frase de uma de minhas canções, acho muito lisonjeiro. Com certeza não é algo incomum. Fiz uma fita com “Something In The Way She Moves” e cerca de sete outras músicas uns dois meses antes de conhecer Peter Asher. Sei que Paul escutou na Apple, mas não sei quem mais ouviu”.

A composição básica de “Something” deve ter ocorrido em outubro de 1968. Mas não estava pronta para “The Beatles”. Primeiro, George ofereceu “Something” para Joe Cocker e Jackie Lomax, mas em maio de 1969, decidiu gravá-la ele mesmo com os Beatles para o novo álbum, que, até então, ainda não se chamava “Abbey Road”.
“Something” é o maior sucesso de George com os Beatles e a segunda mais regravada depois de “Yesterday” e deu a ele seu primeiro posto no Top 10 americano. Sempre se presumiu que ele tinha escrita sobre Pattie, mas em uma entrevista de 1996, George disse: “Não foi para ela. Eu simplesmente a compus, e então alguém montou um vídeo que usava algumas cenas minhas e de Pattie, de Paul e Linda, de Ringo e Maureen e de John e Yoko... na verdade, quando a escrevi, eu estava pensando em Ray Charles”. No entanto, Pattie ainda acredita ser a inspiração. “Ele sempre me disse que era sobre mim”, ela conta.
“Something” recebeu o prêmio Ivor Novello Award de Melhor música de 1969. No final da década de 1970, havia sido coveridada por mais de 150 artistas, tornando-se a segunda composição dos Beatles mais regravada depois de "Yesterday". Shirley Bassey ficou entre os cinco primeiros no Reino Unido com sua gravação de 1970, enquanto Frank Sinatra cantava regularmente a música. Outros artistas que gravaram “Something” incluem Elvis Presley, Ray Charles, Peggy Lee, James Brown, Tony Bennett, Andy Williams, Smokey Robinson e Ike & Tina Turner . Em 1999,A Broadcast Music Incorporated nomeou "Something" como a canção mais tocada do século XX, com 5 milhões de apresentações. Em 2004, foi classificado no número 278 em Rolling Stone ' lista de 's As 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos ', enquanto dois anos mais tarde, Mojo colocou no número 7 na lista da revista dos Beatles melhores canções. Em 2002, um ano após a morte de Harrison, McCartney e Eric Clapton o apresentaram no tributo Concert for George no Royal Albert Hall, em Londres.

Em 25 de fevereiro de 1969, seu aniversário de 26 anos, George Harrison gravou três demos nos estúdios da EMI. Ele fez duas gravações de "Old Brown Shoe", que acabaria como o lado B de "Let It Be" e "All Things Must Pass", a música-título de seu álbum solo de 1970. Ele também fez um passe em uma balada maravilhosa que ele havia escrito ao piano durante um intervalo nas sessões do Álbum Branco em 1968: "Something", mas “o material de George não recebeu muita atenção - a tal ponto que ele me pediu para ficar depois que todos haviam saído", diz o engenheiro Glyn Johns, que gravou as demos. "Ele era muito gentil, e então toca essa música que me deixa completamente impressionado". 
Harrison inicialmente acreditava que a música era tão cativante que ele já deveria ter ouvido antes: "Eu a coloquei no gelo por seis meses porque pensei: 'Isso é fácil demais!'" A letra de abertura - "Algo na maneira como ela se move" - ​​foi uma música de James Taylor de sua estréia na Apple Records em 1968. (Harrison participou de sessões para o disco de Taylor e cantou vocais de apoio em outra música.) "Na minha opinião", Harrison disse: "ouvi Ray Charles cantando 'Something'." Ainda assim, ele não necessariamente achou que era bom o suficiente para os Beatles. Ele até deu a música a Joe Cocker, que a gravou primeiro. Quando Harrison finalmente apresentou "Something" aos outros Beatles, eles adoraram. John Lennon disse que "Something" é "a melhor faixa do álbum". Paul McCartney disse que era a melhor música que Harrison escreveu. Os outros Beatles trabalharam em "Something" por vários meses, editando, organizando e regravando-o com perfeição. Em uma reversão, Harrison se tornou diretor musical, dizendo a McCartney como tocar a linha de baixo. "Foi o primeiro", disse o engenheiro Geoff Emerick. "George nunca ousou dizer a Paul o que fazer." Na sessão final, Harrison compartilhou o pódio do maestro com Martin durante os overdubs de cordas e refutou seu solo de guitarra, uma combinação cintilante de slides sujos de blues e romantismo, ao vivo com a orquestra. "Something" foi para o número três e acabou se tornando a segunda música dos Beatles mais tocada, atrás de "Yesterday". Charles de fato cantava, em seu álbum de 1971, Volcanic Action of My Soul. Frank Sinatra a descreveria como "a maior canção de amor dos últimos 50 anos". Rolling Stone.

Nenhum comentário: