segunda-feira, 13 de julho de 2020

FIONA ADAMS - PHOTOGRAPHER - 1936/2020


A fotógrafa Fiona Adams, conhecida por tirar algumas das fotos mais icônicas dos Beatles, morreu aos 84 anos no último dia 26 de junho. Formada pela Ealing College of Art and Technology - sendo a única mulher da turma, Fiona trabalhou como assistente de Douglas Glass, do Sunday Times, participou da produção de documentário até chegar na revista Boyfriend. Ao longo dos anos 1960, Fiona fotografou inúmeras celebridades, como Jimi Hendrix e Bob Dylan. Mas a fotógrafa entraria para a história com um retrato do maior quarteto do momento, os Beatles.

Em 1963, a fotógrafa acompanhou o Fab Four em um passeio por um local histórico de Londres, que foi bombardeado durante a guerra. Então, a artista pediu para os músicos se posicionarem no topo de uma cratera e pediu para eles pularem o mais alto possível. “Eu nem pensei em checar se era seguro ou não”, disse Fiona, segundo. Ela continuou: Eu lutei para entrar na cratera com meu pesado estojo de câmera. Tinha uma pilha de tijolos caídos e detritos no fundo. Os garotos fizeram a parte deles e ficaram de pé - em uma bela silhueta contra o céu e os prédios. E preparei minha câmera e gritei: ‘um, dois, três - pulem!". E eles pularam - duas vezes”.
As fotografias foram publicadas na revista Boyfriend e, mais tarde, uma delas foi escolhida por John Lennon para estampar a capa do primeiro EP da banda no Reino Unido, Twist And Shout.
O retrato ainda seria descrito como “uma das imagens mais marcantes da cultura do século XX” por Terence Pepper, curador da coleção fotográfica do National Portrait Gallery, que incluiu o trabalho de Fiona na exposição Beatles to Bowie: The 60s Exposed, de 2009. A morte da fotógrafa ganhou repercussão nas redes sociais e alguns usuários compartilharam os retratos mais famosos de Fiona Adams.
Fiona Adams, photographer of The Beatles and other rock stars ...Fiona Adams, photographer of The Beatles and other rock stars ...FIONA ADAMS - THE WOMAN WHO MADE THE 60s SWING - culturevoyage.co.uk