segunda-feira, 23 de agosto de 2021

PAUL McCARTNEY - COMING UP - SENSACIONAL!❋❋❋❋❋


"Coming Up" foi gravada durante o verão de 1979 e lançada como single em 1980 atingindo o número 2 na parada do Reino Unido. Nos Estados Unidos e no Canadá, a versão ao vivo da canção interpretada por Paul McCartney e Wings (lançada como o lado B do single) teve um sucesso muito maior, chegando ao #1 nos EUA.

"Coming Up" também foi a faixa escolhida por McCartney para abrir o álbum “McCartney II”, que tornou-se conhecido por ser mais eletrônico e experimental.
O videoclipe de "Coming Up" apresenta Paul McCartney interpretando dez papéis (ele mesmo, dois guitarristas, um baixista, um baterista, um tecladista e quatro saxofonistas) e Linda McCartney tocando dois (uma cantora alternativa e um cantor alternativo masculino .) A "banda" identificada como "The Plastic Macs" na bateria (uma homenagem à Plastic Ono Band conceitual de Lennon), apresenta imitações de Paul e Linda de vários estereótipos de músicos de rock, bem como alguns músicos identificáveis. Em seu comentário de áudio sobre a coleção de vídeos de 2007 The McCartney Years, McCartney identificou personagens que eram personificações de artistas específicos: Hank Marvin (guitarrista dos Shadows), Ron Mael de Sparks (teclados), uma versão de si mesmo nos tempos da Beatlemania, um baterista vagamente inspirado por John Bonham do Led Zeppelin. Enquanto outros, como os autores Fred Bronson e Kenneth Womack , sugeriram que existem outras personificações identificáveis ​​no vídeo, como Andy Mackay, Frank Zappa e Buddy Holly. McCartney disse que os outros papéis eram simplesmente um alívio cômico. O vídeo estreou no Reino Unido no The Kenny Everett Video Show em 14 de abril de 1980 e nos Estados Unidos no Saturday Night Live em 17 de maio de 1980. No Brasil, foi exibido pela primeira vez no Fantástico. “Coming Up” chegou ao primeiro lugar das 100 mais da revista Billboard, sendo até então, a única música de Paul, em carreira solo (sem os Wings), a conseguir tal feito. No Brasil, também fez um sucesso absurdo.
John Lennon descreveu "Coming Up" como "um bom trabalho" e, de acordo com McCartney, levou Lennon a retornar às gravações em 1980. Lennon posteriormente declarou sua preferência pela versão de estúdio em vez da versão ao vivo que foi lançada como um single: "Achei que Coming Up era ótimo e gosto mais da versão esquisita que ele fez em seu celeiro do que daquela ao vivo em Glasgow"O compacto com a música, com “Coming Up” ao vivo e "Lunch Box-Odd Sox" no lado B, foi lançado dia 11 de abril de 1980. Eu comprei o meu assim que saiu e ainda tenho até hoje. Na época, eu quase fiquei doido de tanto ouvir “Coming Up”. Esse meu disquinho, é a prova viva de que é impossível um disco de vinil furar. Em julho de 1980, foi a última vez que viajei com meus pais e irmãos para Balsas no Maranhão. Antes da viagem, gravei uma fitinha cassete de 60 minutos - 30 de cada lado, só com “Coming Up”. Minha família sofreu muito nessa viagem daqui pra lá num Corcelzinho bege 1978 ocupado por seis, tanto na ida, como na volta. “Coming Up” é para mim, sagrada! uma das melhores músicas de Paul em sua carreira. Adoro!

Nenhum comentário: