segunda-feira, 23 de agosto de 2021

THE BEATLES - YES IT IS - SENSACIONAL!******


“Yes It Is” é uma música dos Beatles composta por John Lennon (creditada a Lennon – McCartney), e lançada pela primeira vez em 1965 como lado B de "Ticket to Ride"“Yes It Is” apresenta algumas das harmonias vocais de três partes mais complexas e dissonantes dos Beatles e mostra o uso inicial da guitarra de pedal de volume por George Harrison. Especialistas descrevem a música como tendo um "movimento harmônico rico e incomum". John uma vez comentou ter feito no passado canções de amor apenas para "o mercado". É difícil encontrar as canções às quais ele se referia. No entanto, “Yes It Is” era uma música da qual anos depois ele se envergonharia especialmente, zombando do verso "for red is the colour that will make me blue". John afirmava que ela nada mais era do que uma tentativa de reescrever "This Boy", uma vez que elas tinham os mesmos acordes, harmonia e "falatório sem sentido". A letra gira em torno de um pedido para que a garota não use vermelho naquela noite, pois essa era a cor que a garota que o autor quer esquecer usava, e esquecê-la é a única forma de poder ser feliz com a nova garota.
“Yes It Is” foi lançada como lado B de "TicketTo Ride" tanto na Inglaterra quanto nos EUA em abril de 1965. Foi gravada no estúdio da EMI em Abbey Road, produzida por George Martin, tendo Norman Smith como engenheiro. Ao longo de uma sessão de gravação de cinco horas, os Beatles tentaram 14 tomadas da faixa básica antes de aperfeiçoá-la. “Yes It Is” foi gravada em 16 de fevereiro de 1965, no mesmo dia em que completaram "I Need You" de George Harrison. Depois de completar a pista de ritmo, John, Paul e George gravaram suas harmonias vocais em três horas, cantando juntos ao vivo usando a sugestão de George Martin que eles cantassem sua harmonia de três partes no estilo de um quarteto de barbearia. John Lennon canta o vocal principal com faixa dupla e toca violão semi-acústico; Paul McCartney faz harmonia vocal e toca baixo; George Harrison também faz harmonia vocal e toca a guitarra solo; e Ringo Starr toca sua bateria e pandeiro.
Além de lado B de "TicketTo Ride", “Yes It Is” foi lançada nos Estados Unidos no álbum Beatles VI (utilizando o remix estéreo "duofônico" da faixa mono original, com eco e reverberação adicionais) e em álbuns de compilação subsequentes, incluindo Love Songs, a versão britânica do álbum Rarities, Only the Beatles, um cassete promocional britânico da Heineken Beer em 1986 (no qual fez sua primeira aparição em estéreo verdadeiro), Past Masters, Volume One e também no Anthology 2 em uma versão alternativa que combina a segunda e a décima quarta tomadas. Apesar de John Lennon não gostar,  “Yes It Is” é uma das canções mais bonitas daquela fase. Sim, é.  No Brasil, “Yes It Is” virou “Demais”, em 1986, na versão feita por Zé Rodrix e Miguel Paiva, interpretada por Verônica Sabino. Foi um dos maiores sucessos daquele ano e fazia parte da trilha sonora do remake da novela Selva de Pedra.

Nenhum comentário: