sexta-feira, 27 de agosto de 2021

RAUL SEIXAS - JUDAS - SENSACIONAL!*****


Poucos nomes na história são tão identificados com o mal como Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus com um beijo e o entregou à morte certa. No entanto, nos últimos anos, graças à arqueologia, mas também à literatura, a imagem do discípulo maldito do Novo Testamento mudou profundamente para se situar em um terreno muito mais ambíguo. Judas desempenhou um papel importante na história bíblica, se ele não tivesse traído Cristo, não teria cumprido a profecia, Jesus pagou nossos pegados com seu sangue. Raul trouxe um Judas extremamente “querido” por Jesus, e que fez dele peça importante para que sua missão pudesse ser realizada. Judas não foi um traidor apenas, ele foi o caminho que fez com que Jesus ficasse conhecido e reverenciado até hoje. O refrão especificamente, se refere ao Congresso Nacional e a politicalha brasileira: “Mas é que lá em cima lá na beira da piscina, olhando simples mortais. Das alturas fazem escrituras e não me perguntam se é pouco ou demais”.

“Judas” é a faixa de abertura de ‘Mata Virgem’, o oitavo álbum de estúdio do cantor e compositor Raul Seixas, lançado em 1978. Raul retirou-se numa fazenda na Bahia, visando curar-se de uma pancreatite que o consumo intenso de álcool lhe causara - condição que lhe acompanharia por muitos anos e eventualmente provocaria a sua morte. Lá, conheceu sua futura companheira, Tânia Menna Barreto, com quem compôs "Mata Virgem". Também retomou rapidamente a parceria com Paulo Coelho em algumas músicas como "Judas" e "As Profecias". Ambos tinham uma relação complicada e não se davam bem, tornando-se este o último álbum em que participaram juntos. Nessa breve volta com Paulo Coelho, Raul aproveitou para retomar algumas das linhas mestras de sua obra. A novidade é que aqui ele não se furtou a experimentar com a música da moda, e se jogou de cara na discotheque logo na aber­tura, com “Judas”, canção ornada por cordas patinantes em que deu voz ao odiado personagem da Bíblia. O disco foge um pouco do rock and roll característico do cantor, contando com ritmos como baião, forró e música caipira. O álbum não foi bem sucedido na época, por causa da má divulgação e a crítica também não ajudou.

7 comentários:

roque22 disse...

Maravilhosa! 32 Anos da Partida do Gênio Raul no "Trem das 7"

Edu disse...

Sabia que alguém ia gostar!

roque22 disse...

Melhor artista Brasileiro de todos os tempos, na minha opinião.

Edu disse...

E na minha também!

Edu disse...

Inclusive, até o nome desse blog é em homenagem a ele!

roque22 disse...

Acompanho a carreira do Raul, desde o disco com os Panteras. Raulseixista nato. Aqui na Velha Bahia. Pronto, entreguei minha idade.

Alê disse...

Adorei! Gratidão por compartilhar. Essa música é uma das minhas favoritas do Mestre Raul, que pra mim, já ascencionou. ❤️