domingo, 8 de agosto de 2021

MARILYN MONROE - O FIM DOS DIAS - SENSACIONAL!


Marilyn Monroe - Apenas a menção desse nome já nos traz à mente imagens do ícone mais glamouroso de Hollywood. A mais autêntica diva, ela foi desconcertantemente sensual com curvas voluptuosas e um sorriso sexy e insinuante. Marilyn foi também uma pioneira, ampliando fronteiras do mundo cinematográfico para atrizes que seguiram seus passos. Foi, e ainda é até nossos dias, uma deusa sensual internacionalmente admirada, conhecida e amada em todos os cantos do globo há mais de meio séculos.
“Marilyn Monroe: The Final Days” é um filme documentário que reconstitui através de fotos, cinejornais e depoimentos, os últimos seis meses de vida da eterna estrela, incluindo seus tumultuosos casos de amor, dependência de drogas e álcool, depressão e eventual demissão de seu último filme, "Something's Got To Give" da 20th Century Fox. Esse filme foi interrompido não só pelos atrasos de Marilyn, mas porque os estúdios da Fox teriam tido prejuízo com "Cleópatra" e precisavam pisar no freio. Também nessa ocasião, Marilyn foi cantar os parabéns para o presidente Kennedy, que na época, teria sido seu amante. Depois de mostrar as condições de sua morte, o documentário, que a gente confere aqui no Baú, apresenta mais de trinta minutos do filme inacabado e inédito. “Marilyn Monroe: The Final Days” traz várias entrevistas com pessoas em torno de Marilyn no final de sua vida por trás das cenas e fotos, e as imagens montadas de seu filme final, co-estrelado por Dean Martin e Cyd Charisse.

De certa forma, parecia que em agosto de 1962, Marilyn Monroe estava tentando organizar sua vida. Tinha acabado de comprar sua primeira casa no bairro de Brentwood, na Califórnia, por $ 75.000, estava na capa da revista Life e acabara de ser recontratada para o filme "Something's Got To Give". Mas, sob outros aspectos, parecia o pior dos tempos para a modelo que virou a estrela de Hollywood. Ela havia se divorciado do terceiro marido, o dramaturgo Arthur Miller, no ano anterior, havia rumores sobre um suposto caso entre ela e o presidente John F. Kennedy, e sua aparência normalmente perfeita foi substituída por unhas que precisavam de manicure e pedicure.
No dia 5 de agosto de 1962, Marilyn foi encontrada morta em sua casa em 12305 Fifth Helena Drive. Ela tinha um receptor de telefone na mão e estava deitada de bruços, sem roupas. Ao lado dela estava um frasco de comprimidos vazio que continha 50 cápsulas de Nembutal, uma droga frequentemente usada como pílulas para dormir. O final trágico e chocante da ascensão de Marilyn à glória da infância abandonada à realeza das estrelas de cinema foi uma história de Cinderela na vida real. Embora sua morte aos 36 anos de idade tenha sido considerada um provável suicídio, ainda existem muitas teorias sobre o que pode ter realmente acontecido em seus últimos dias.
Apesar de ser conhecida mundialmente como um dos maiores símbolos sexuais da história da Cultura Pop, a vida pessoal de Marilyn foi atormentada por dramas. Nascida Norma Jeane Mortenson em 1º de junho de 1926, em Los Angeles, Monroe foi jogada entre orfanatos e lares adotivos durante sua infância. Ela tinha apenas 16 anos quando se casou com James Dougherty, que durou de 1942 a 1946, mais tarde se casando com a lenda do beisebol Joe DiMaggio em 1954 e Miller de 1956 a 1961. Foi o casamento dela com Miller que durou mais tempo. Durante o período, ela havia sofrido vários abortos espontâneos e, às vezes, culpava-se pelo uso de drogas e álcool. Seu abuso de substâncias e diferenças criativas enquanto o casal trabalhava junto no filme The Misfits, de 1961, aumentaram o estresse. Apesar de terem terminado o filme, Monroe escolheu a data do divórcio em 20 de janeiro de 1961 na esperança de enterrar a notícia na sequência da posse presidencial de JFK - que ironicamente ela logo foi ligada.
Marilyn teria conhecido JFK em uma festa em Palm Springs na casa de Bing Crosby, antes de sua famosa aparição pública em uma arrecadação de fundos democrata em 19 de maio de 1962, onde cantou sua versão sensual de “Happy Birthday. Mr. President” em sua voz ofegante usando um vestido feito pela estilista Jean Louis que dava a ilusão de que ela estava nua. JFK respondeu à apresentação dizendo: "Agora posso me aposentar da política depois de você ter cantado 'Parabéns pra você’ para mim de uma forma tão doce e saudável"Mas o mundo mal percebeu que menos de três meses depois, Marilyn não estaria mais por perto. Embora os especialistas discutam sobre o impacto com o divórcio de Miller e o suposto caso com JFK podem ter tido no estado de espírito de Marilyn, seus altos e baixos com os amantes (que também incluíram romances com Marlon Brando, Frank Sinatra e o diretor Elia Kazan, foram tumultuosos fatores ao longo de sua vida.
Depois de uma série de decepções de bilheteria com Let's Make Love, de 1960, e The Misfits, de 1961, Marilyn começou a sentir os efeitos de seu estrelato em declínio. Para adicionar a isso, a maneira como ela se comportou no set de Somethings Got to Give, de 1962, fez com que ela fosse demitida em 8 de junho de 1962 pela 20th Century-Fox Studios. O estúdio de cinema disse que seus constantes atrasos custaram à produção US $ 2 milhões e a processou em US$ 500.000. “Gestão é o que há de errado com os negócios", disse Marilyn, de acordo com o New York Times. "Culpar as estrelas pelos problemas de Hollywood é estúpido. Esses executivos não devem destruir seus ativos”. A batalha pública manchou sua reputação, mas Monroe sabia o que ela tinha que fazer e estava se preparando para mudar as coisas. Ela havia conseguido capas de revistas de prestígio como Life e Paris Match - e negociado com os estúdios para ser contratada de volta em Something's Got to Give. Ela também estava fazendo planos para dar uma entrevista coletiva nos próximos dias.
A criação problemática de Marilyn, misturada com as pressões da fama, a perseguiu por toda a vida. Algumas de suas citações mais famosas aludem aos demônios que giravam em sua mente: "Ser um símbolo sexual é um fardo pesado para carregar, especialmente quando alguém está cansado, ferido e confuso", "Hollywood é um lugar onde eles te pagam US $ 1.000 por um beijo e 50 centavos pela sua alma" e "Se eu fechar os olhos e pensar em Hollywood, tudo o que vejo é uma grande veia varicosa". Sua mãe biológica havia passado grande parte de sua vida em clínicas psiquiátricas e Monroe estava determinada a não seguir seu destino. Em 1961, ela deu entrada na clínica psiquiátrica Payne Whitney - mas ficou ainda mais traumatizada ao se encontrar trancada em uma cela acolchoada. No momento de sua morte, ela buscava a ajuda do psiquiatra Dr. Ralph Greenson. Na verdade, por volta das 17:15 no sábado antes de sua morte, ela conversou com Greenson por cerca de uma hora ao telefone e "foi orientada a dar uma volta quando reclamou que não conseguia dormir, informou a polícia”, de acordo com o Obituário do Los Angeles Times de 1962, ele pensou que ela estava indo para à praia para tomar um pouco de ar fresco.
O frasco de comprimidos vazio ao lado dela era de uma receita que acabara de ser dada a ela alguns dias antes - e ela deveria tomar um por noite, disse o Dr. Hyman Engelberg. Também foram encontrados na cabeceira da cama outros 12 a 15 frascos de remédios. Sua governanta, Eunice Murray, viu Marilyn ir para seu quarto por volta das 20h do domingo à noite. Por volta das 3h25, ela percebeu que a luz ainda estava acesa e foi ver como ela estava - mas não ouviu nenhuma resposta. Ela ligou para Greenson, que se aproximou e quebrou a janela para encontrar o corpo de Marilyn. Embora tanto a conspiração quanto as teorias lógicas tenham sido lançadas ao público, a verdade por trás da morte de  Marilyn Monroe será para sempre um mistério.
Então, agora a gente finalmente confere pela primeira vez aqui, o filme documentário “Marilyn Monroe: The Final Days” - O Fim dos Dias, legendado.
Confira também A MORTE DE MARYLIN MONROE” - de junho de 2018.

Nenhum comentário: