sábado, 18 de fevereiro de 2023

THE BEATLES - HOLD ME TIGHT - SENSACIONAL!


Ok que "Hold Me Tight" - segunda faixa do lado 2 do With The Beatles - não seja assim nenhuma Brastemp ou uma das sete maravilhas. Mas é de Lennon & McCartney, é Paul quem canta e é dos Beatles, ora!

"Hold Me Tight" foi composta principalmente por Paul McCartney em 1961, e fez parte do repertório dos Beatles até 1963. Eles tentaram gravá-la para seu primeiro álbum, Please Please Me, mas as 13 tomadas gravadas foram consideradas insatisfatórias e a fita foi apagada. Sete meses depois, eles gravaram mais nove tomadas, e a versão final é uma edição da sexta e da nona tomadas da segunda tentativa, acelerada em um semitom para Fá maiorTanto Paul McCartney quanto John Lennon, em um momento ou outro, compartilharam sua opinião negativa sobre a música. Em uma entrevista de 1980 com Mark Lewisohn, McCartney disse: "Não consigo me lembrar muito sobre essa. Certas canções eram apenas canções de 'trabalho', você não tem muita memória delas. Essa é uma delas". Em Paul McCartney: Many Years from Now, de Barry Miles, o compositor chama isso de "uma tentativa fracassada de um single que se tornou um preenchimento de álbum aceitável". Lennon em 1980 disse: "Essa era de Paul ... Era uma música muito pobre e nunca me interessei muito por ela""Hold Me Tight" também foi mal vista pelos críticos. Em seu livro The Beatles: An Illustrated RecordRoy Carr e Tony Tyler a chamam de a faixa mais pobre do álbum. Eles também afirmam que o canto de McCartney estava "desafinado" (?). Ian MacDonald, em Revolution in the Head , diz que a má reputação da música é parcialmente injusta, acrescentando: "Toque alto com o baixo reforçado e você terá um rock motorizado avassalador fortemente impregnado do som ao vivo da banda""Hold Me Tight" foi gavada nos dias 11 e 12 de setembro de 1963 nos estúdios da EMI em Abbey Road, produzida por George Martin com Norman Smith como engenheiro. Só aparace no With The Beatles e no americano Meet The Beatles.

Uma década depois, Paul McCartney escreveu uma belíssima canção, também intitulada "Hold Me Tight" para um medley incluído no álbum Red Rose Speedway de 1973 do Wings.

Nenhum comentário: