sábado, 11 de fevereiro de 2023

THE BEATLES IN WASHINGTON - TÁ TUDO DOMINADO!


No dia 11 de fevereiro de 1964 – apenas dois dias depois da apresentação histórica no The Ed Sullivan Show – Os Beatles fizeram história novamente com um inacreditável show na capital dos Estados Unidos. No primeiro concerto que fizeram no Washington Coliseum, eles tornaram a encantar os americanos. Agora não era um programa de televisão. Era um dos primeiros shows de Rock And Roll para um público que vivia de lembranças de tragédias recentes, como a terrível morte de seu líder, JFK. Os Beatles representavam tudo de bom e correspondiam totalmente à imagem que era associada a eles: limpos e íntegros. Mesmo contra todos os contra-tempos sobre eles, foi um sucesso, mesmo com Ringo tendo que girar sua bateria no braço. O saudoso amigo João Carlos disse um dia (não por acaso), que nesse show, Ringo deveria receber em dobro, talvez, até mais! Naquele dia, uma tempestade de neve atingiu a costa leste e todos os vôos foram cancelados; portanto, para que os Beatles pudessem ir para Washington, foram enfiados em um trem da Pennsylvania Railroad, o King George, um antigo vagão-leito que fazia parte da linha Richmond, Fredericksburgand Potomac. Quando chegaram à estação, a imprensa havia tomado tudo. A cada parada, os câmeras se espremiam do lado de fora das janelas.
Três mil fãs (a maioria de meninas de no máximo 15 anos) enfrentaram 30 centímetros de neve para dar-lhes as boas-vindas na Union Station, em Washington, onde eles logo fizeram uma coletiva de imprensa. Em seguida, visitaram a WWDC, a primeira estação de rádio americana a tocar um disco dos Beatles, onde foram entrevistados pelo DJ Carroll JamesThe Beatles e sua comitiva ficaram hospedados no Shoreham Hotel, ocupando todo o sétimo andar, cujo acesso foi bloqueado aos fãs. Uma família de hóspedes negou-se a deixar seu quarto; portanto, a administração do hotel cortou o aquecimento central, a água quente e a eletricidade, alegando falha elétrica. A família, contrariada, acabou se mudando para outro andar.

Aproximadamente 8 mil fãs, em sua maioria garotas, assistiram ao show no Washington Coliseum, sob a proteção de 362 policiais, sendo que um deles usou balas de revólver como protetores de ouvido, por causa da altura do som. Os Beatles tocaram 12 músicas: "Roll Over Beethoven", "From Me To You", "I Saw Her Standing There", "This Boy", "All My Loving", "I Wanna Be Your Man”, "Please Please Me”, “Till There was you”, “She Loves You”, “I Want To Hold Your Hand”, “Twist And Shout" e "Long Tall Sally". Além do quarteto de Liverpool, também fizeram parte do show: The Chiffons (que curioso...) e Tommy Roe (que tocaram antes). Depois desse show, Lady Ormsby-Gore ofereceu uma recepção na Embaixada Britânica. Houve um baile a rigor em prol da Associação de Proteção a Criança, e ao final, foi pedido aos Beatles que entregassem os prêmios da rifa. A comunidade britânica, debutantes e aristocratas arrogantes, tiveram um comportamento lamentável, e uma mulher chegou a cortar uma mecha do cabelo de Ringo, bem atrás da orelha esquerda. John afastou todos os que os que os rodeavam e pediam autógrafos reclamando: "Essa gente não tem a mínima educação" e, agarrando Ringo pelo braço, disse: "Vamos sair daqui!". Naquela noite, os Beatles exigiram que Brian nunca mais os expusesse aquele tipo de situação. No dia seguinte, o destino era novamente Nova York. Duas apresentações ocorreriam no Carnegie Hall.

Os Beatles voltaram para Nova York no mesmo trem e, ao chegarem, sua limusine ainda não estava na estação, pois os fãs haviam bloqueado toda a passagem das ruas. Eles tiveram que ir para o hotel de táxi, de onde tiveram que sair, para entrar no hotel passando pela cozinha e usando o elevador dos funcionários. E agora, a gente confere cinco clássicos em cores e por último o primeiro show completinho da estreia dos Beatles ao vivo em território americano. É isso aí. THE BEATLES!

Um comentário:

Dani disse...

Como sempre, belíssima capa do Baú! E as imagens que ilustram a postagem :)