quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

ÔBA! DIRE STRAITS - DOIS GRANDES CLÁSSICOS - SULTANS OF SWING & MONEY FOR NOTHING ⭐⭐⭐⭐


Inicialmente, a banda se chamava "Cafe Racers". Ao observar as condições precárias do grupo, um amigo do baterista Pick Withers fez uma piada sugerindo que a banda deveria se chamar "Dire Straits", que em inglês é uma gíria usada para designar algo ou alguém em situação financeira muito ruim. A sugestão foi aceita com bom humor pelos integrantes que adotaram o nome dali para a frente. O nome soa um tanto irônico hoje em dia visto que o Dire Straits se tornou uma das mais rentáveis e bem sucedidas bandas da história da música. De um jeito despretensioso, a banda formada pelos irmãos Mark e David Knopler, John Illsey e Pick Withers começou ensaiando em um apartamento algumas músicas que Mark compunha. Por um acaso do destino, uma fita demo com os ensaios acabou caindo na mão de um locutor de uma rádio de Londres. A música tocada era "Sultans of Swing" e, logo em seguida, a banda se deu bem e assinou contrato com a Phonogram Records. O single "Sultans of Swing", de seu álbum de estreia autointitulado de 1978, entrou rapidamente para o Top Ten nas paradas do Reino Unido e dos EUA, e logo foi sucesso em todo o mundo, inclusive no Brasil. O sucesso de "Sultans of Swing" foi seguido por uma série de singles que também estouraram, incluindo "Romeo and Juliet" (1981), "Private Investigations" (1982), "Twisting by the Pool" (1983), "Money for Nothing" (1985) e "Walk of Life" (1985).

Seu álbum de maior sucesso comercial, Brothers in Arms (1985), vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo; foi o primeiro álbum a vender um milhão de cópias em CD e é o oitavo álbum mais vendido na história do Reino Unido. E é justamente nele, que está a paulada "Money for Nothing"
"Money for Nothing" foi lançada como o segundo single do álbum em 28 de junho de 1985. A letra foi escrita do ponto de vista de dois homens da classe trabalhadora assistindo a videoclipes e comentando o que veem. A música conta com a participação de Sting, que canta a introdução em falsete, vocais de fundo e um refrão de "I Want My MTV". O vídeo inovador foi o primeiro a ser exibido na MTV Europa quando a rede foi lançada em 1 de agosto de 1987. Foi o single de maior sucesso comercial do Dire Straits, alcançando a posição número 1 por três semanas nas paradas Billboard Hot 100 e Top Rock Tracks dos EUA e número 4 no Reino Unido. Em julho de 1985, mês seguinte ao seu lançamento, Dire Straits e Sting apresentaram a música no Live Aid. No 28º Grammy Awards em 1986, "Money for Nothing" ganhou o prêmio de Melhor Performance de Rock por Duo ou Grupo com Vocal e foi indicado para Gravação do Ano e Canção do Ano também. No MTV Video Music Awards de 1986, o videoclipe recebeu 11 indicações, ganhando Vídeo do Ano e Melhor Vídeo de Grupo.

O ponto alto do Dire Straits é sem dúvida a guitarra melodiosa e única de Mark Knopfler, que toca com os dedos e faz seu instrumento quase que literalmente cantar, como poucos. Em 1995, foi lançado o último álbum ao vivo e, como tudo o que é bom, o Dire Straits encerra suas atividades um ano depois, deixando sua marca no Rock clássico e na própria história fonográfica ao ser a primeira banda a ter um álbum gravado, mixado e masterizado por processo totalmente digital. Mark Knopfler segue uma bem-sucedida carreira-solo, mas bem longe do sucesso que teve com a banda. Quando "Sultans of Swing" estourou em 1979, ele estava com 30 anos. Agora está com 74.

2 comentários:

Edu disse...

Viva os Sultões do Swing! Ô bandinha boa!!! Q falta que faz!

Eduardo Medeiros disse...

Um grande clássico como hoje já não se faz!!!!