domingo, 18 de fevereiro de 2024

THE BEATLES - HONEY PIE - 1968 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


“Honey Pie” era uma homenagem de Paul para seu pai, Jim McCartney. “Meu pai sempre tocou músicas antigas ótimas como essa, e eu gostava delas. Queria ter sido compositor nos anos 1920 porque gosto dessa coisa de fraque e cartola”, disse Paul.
Assim como "When I'm Sixty-Four" e "Your Mother Should Know", "Honey Pie" foi influenciada pela música dos anos 1920. Paul, que a compôs, canta e toca piano, John toca a guitarra solo e, assim como em outras ocasiões, George assume o baixo. As clarinetes acrescentam um clima de nostalgia, de um baile antigo.

Os Beatles começaram a gravar "Honey Pie" em 1 de outubro de 1968, no Trident Studios em Wardour Street, em Londres. Apenas foi registada uma única tomada no primeiro dia, embora seja provável que um número de tentativas de ensaio tinham sido previamente gravadas e limpas. McCartney tocou piano, Harrison estava em um baixo Fender de seis cordas, Lennon tocou uma guitarra elétrica, e Ringo estava na bateria. No dia seguinte, McCartney gravou seus vocais, e uma parte de guitarra foi adicionado. De acordo com George Harrison, John Lennon tocou o solo de guitarra: “John tocou um solo brilhante no Honey Pie - soou como Django Reinhardt ou algo assim. Ele era um deles, onde você apenas fecha os olhos e deixa acontecer para acertar todas as notas certas ... parecia um pequeno solo de jazz”, disse Harrison.

O arranjo de sopros foi preparado por George Martin, a partir de uma mistura feita no final da primeira sessão no Trident - foi gravado em 4 de outubro. Escrito no estilo jazz dos anos 1920, e que contou com cinco saxofones e duas clarinetes.
“Nós colocamos um som na minha voz para soar como um disco velho arranhado. Portanto, não é uma paródia, é uma homenagem à tradição vaudeville e foi criado a partir daí”. disse McCartney. O autor Steve Turner, em seu livro “The Beatles – A História por Trás de Todas as Canções”, acha que “Honey Pie” foi outra das influências sobre Charles Manson, assim como “Helter Skelter” e “Piggies”. Ele diz: "Manson voltou a encontrar instruções em “Honey Pie”. Afinal, ela era endereçada às pessoas nos Eua, convidando-as a revelar a magia de sua ‘Hollywood Song’. Manson vivia perto de Los Angeles. Não era óbvio?”. Eu não acho assim tão óbvio, não. Seja como for, participaram: Paul McCartney: vocais, piano; John Lennon: guitarra solo e base; George Harrison: baixo de 6 cordas; Ringo Starr: tambores; Dennis Walton, Ronald Chamberlain, Jim Chester, Rex Morris, Harry Klein: saxofones; Raymond Newman, David Smith: clarinetes. O produtor foi George Martin e o engenheiro, Barry Sheffield.

Nenhum comentário: