quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

THE BEATLES - BLUE JAY WAY - 1967 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


"Blue Jay Way" é uma canção fantástica dos Beatles, composta e cantada por George Harrison e lançada em 1967 no EP e álbum Magical Mystery Tour. A canção recebeu o nome de uma rua em Hollywood Hills, em Los Angeles, onde Harrison ficou em agosto de 1967, pouco antes de visitar o distrito de Haight-Ashbury, em São Francisco. A letra documenta a espera de Harrison até que o publicitário musical Derek Taylor encontrasse o caminho para Blue Jay Way através das colinas cobertas de neblina, enquanto Harrison lutava para permanecer acordado após o voo de Londres para Los Angeles. George Harrison escreveu "Blue Jay Way" depois de chegar a Los Angeles em 1º de agosto de 1967 com sua esposa Pattie Boyd e os assessores dos Beatles, Neil Aspinall e Alex Mardas (Magic Alex). O objetivo da viagem era passar uma semana com Derek Taylor, ex-assessor de imprensa dos Beatles e eventual publicitário de bandas da Califórnia, como Byrds e Beach Boys.

Derek Taylor estava estava indo visitá-los em sua primeira noite na cidade, mas se perdeu nos estreitos cannyons e se atrasou. Havia um pequeno órgão Hammond no canto da sala, e George passou o tempo compondo uma música sobre estar preso em uma casa em Blue Jay Way enquanto seus amigos estão perdidos na neblina.
Blue Jay Way era famosa pela dificuldade da localização - era possível estar próximo geograficamente e, ainda assim, separado por um desfiladeiro. "Quando chegamos lá, a música estava praticamente pronta", disse DerekTaylor, "Claro, na época eu me senti muito mal. Lá estavam essas duas pessoas terrivelmente cansadas da viagem, e nós estávamos duas horas atrasados". "Blue Jay Way" é a única faixa do Magical Mystery Tour em que foi empregado o phasing, efeito eletrônico produzido que toca o som gravado em dois gravadores ligeiramente fora de sincronia, o que causa uma sonoridade espiralada e alguns zunidos. A parte principal da gravação - o vocal de George Harrison gravado em duas pistas, o órgão Hammond tocado também por ele e a bateria de Ringo - é tratada com essa técnica; uma conquista e tanto, já que o phasing tende a ser difícil de controlar antes de algum tempo. O acompanhamento musical inclui também um violoncelo, sons eletrônicos e vocais de fundo tocados para a frente e para trás.

A música de Harrison foi gravada pelos Beatles nos dias 6 e 7 de setembro e 6 de outubro de 1967, no estúdio 2 da EMI em Abbey Road. Foi produzida por George Martin e teve Geoff Emerick como engenheiro. George Harrison canta os vocais principais e toca o órgão Hammond; John Lennon faz backing vocals; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo; Ringo Starr toca bateria e pandeiro; e Peter Willison toca violoncelo. A faixa rítmica, incluindo a parte distintiva do órgão em movimento, foi gravada em uma tomada em 6 de setembro de 1967. Crucial para a gravação foi o ADT - rastreamento duplo artificial, uma técnica inventada pelo engenheiro da Abbey Road Ken Townsend em 1966 - que deu o efeito de phasing. Os vocais, muitos dos quais foram tocados ao contrário na mixagem final, foram gravados na noite seguinte. Os overdubs finais - partes para violoncelo e pandeiro - foram adicionados em 6 de outubro. A parte do violoncelo foi tocada por Peter Willison. Ele foi contratado a curto prazo por Sidney Sax, que ajudou a recrutar vários músicos para gravações dos Beatles. Willison gravou a peça e foi pago em dinheiro. Muito anos depois ele tocou no álbum Tug Of War de Paul McCartney"Blue Jay Way" aparece nos álbuns Magical Mystery Tour, Beatles Forever e Love.

Nenhum comentário: