quarta-feira, 3 de agosto de 2011

THE BEATLES X INTOLERÂNCIA E HIPOCRISIA

Tavez, nesses tempos com tanta tecnologia, seja difícil para os mais novos entender completamente o tamanho do incrível poder da Beatlemania naqueles anos. No auge de sua popularidade, na primavera de 1966, boa parte do público americano demonstrou como esse amor avassalador poderia se transformar em ódio muito rapidamente. Em 04 de março de 1966, esta citação de John Lennon, apareceu em uma entrevista feita pela repórter Maureen Cleave no London Evening Standard para uma matéria "Como Vive um Beatle? Eu vivo assim - John Lennon".
 
Quando Lennon disse isso, este pequeno trecho fazia parte de toda uma explanação sobre o cristianismo. Na Inglaterra não houve problemas, porém quase cinco meses depois, em 29 de julho, uma revista teen americana, "Datebook", publicou novamente a citação fora do contexto como parte de uma matéria de capa intitulada "Os Dez Adultos Que Você Mais Odeia".
 O inferno começou. Estações de rádio no sul baniram a música dos Beatles. Em 31 de julho, os noticiários da BBC exibiram cristãos fanáticos em Birmingham, no Alabama, queimando discos dos Beatles em uma grande fogueira, da mesma forma que os nazistas queimavam livros. E a coisa só foi piorando. No dia 6 de agosto, Brian foi aos Estados Unidos para tentar contornar os problemas causados pelos comentários de John. Temia-se que a turnê no país tivesse que ser cancelada. Até essa data, 30 estações de rádio americanas já haviam excluído os Beatles de suas programações.
Os discos dos Beatles foram proibidos de ser executados também na África do Sul, sob a alegação de que os comentários, supostamente antirreligiosos, de John feriram o regime do apartheid. O veto durou cinco anos e, quando expirou, os Beatles já haviam se separado. Depois de vários dias sob pressão e muita tensão, finalmente os Beatles chegam nos Estados Unidos no dia 11 de agosto de 1966, fazendo uma escala em Boston e, chegando em Chicago às 16h18.
Quase toda a imprensa e todas as três redes de televisão estavam esperando a banda em Chicago, e não falavam de outro assunto que não fosse a declaração sobre Jesus. Os Beatles tiveram de fazer um entrevista coletiva, transmitida ao vivo, no 27º andar do Astor Towers Hotel, onde ficaram hospedados. John estava visivelmente constrangido, pois estava sendo obrigado a se desculpar por algo que os americanos haviam tirado do contexto.
John Lennon alegou ter sido mal interpretado, e se explicando logo depois: "Olhe, não sou antideus, nem anticristo, nem antireligião" disse ele. "Eu não quis dizer que os Beatles são melhores que Deus ou Jesus. Apenas usei o nome dos Beatles, pois para mim é mais fácil falar sobre os Beatles. Eu poderia ter citado a 'TV' ou o 'cinema' ou 'carros de corrida' ou qualquer outra cois que fosse popular e teria me saído bem dessa. Sim, eu acredito que Deus é como uma usina de força, que ele é um poder supremo, que não é nem bom nem ruim, nem de direita nem de esquerda, nem branco nem preto, Ele simplesmente É. Eu não disse aquilo que dizem que eu disse e, realmente, me arrependo de tê-lo dito. Eu não pretendia que minhas palavras fossem um desprezível comentário antirreligioso. Por tudo que tenho lido e observado, parece-me que o cristianismo está enfraquecendo, perdendo contato", declarou John, ao que um repórte respondeu: "O DJ de Birmingham, no Alabama, um dos que deu início a toda essa repercussão, exige que você peça desculpas".
"Pois não, peço desculpas", respondeu John.
Em 13 de agosto, a estação de rádio Station KLUE, de Longview, aderiu - tardiamente - à onda de manifestações contra os Beatles e organizou uma quEima pública de discos da banda. O diretor da estação declarou: "Estamos pedindo aos adolescentes da região para que tragam seus discos e quaisquer outros símbolos da popularidade dos Beatles, para serem queimados em uma fogueira pública, na noite de sexta-feira, 13 de agosto". O dia e o mês do cachorro-louco. Eu, héin?
DEIXE UM COMENTÁRIO, MEU FILHO!

9 comentários:

Edu disse...

Podem dizer o que quiserem, mas que eles eram, eram! E, se bobear, ainda são!

João Carlos disse...

Na ocasião,mesmo no Brasil,essa história vazou mas sem o histerismo hipócrita americano.Lennon estava certo.Basta citar a Bíblia em comparação ao ódio dos xiitas.Tá lá: "perdoai os nossos pecados assim como NÓS perdoamos..." Perdoaram ?

Pedro Paulo Vasconcellos disse...

John Lennon estava mil anos-luz na frente dessa gente e estava certo. em 66, os Beatles eram mais populares que qualquer coisa. jesus perdia longe.!

Aly disse...

Em um documentário sobre religiões, um estudioso padre católico cravou que HOJE, "Jesus é o sexto (eu disse SEXTO)nome mais lembrado dentre os devotos". A queima pública de discos fi provocada no Texas, celeiro de fundamentalistas cristãos até hoje. Como cravo sempre, não suporto fundamentalismo. No further questions, your honor.

Valdir Junior disse...

Concordo com cada palavra do pessoal aí acima .

Ana Lucia disse...

Na minha opinião o verdadeiro fã faz qualquer coisa pra amar seu idolo . Inclusive entender a diferenca entre uma religião e uma banda. Infelizmente a maioria dos fãs daquela epoca(vagabundos que não souberam aproveitar a epoca em que viviam!) não reparou esta diferenca...

Ana Lucia disse...

E mais uma coisa... Popular ou não Jesus nunca mudaria sua personalidade por causa da popularidade. Se os beatles estavam mais populares, otimo, os fans deviam ficar mais felizes, mas, ah que povo besta. Quem dera eu ter nascido naquela epoca.

Anônimo disse...

olha niguem e melhor do que niguem, entao acho que niguem tem o direito de julga- lo pois ele errou feio sim , mas nos todos sabemos que nao ha niguem melhor e maior do que DEUS e JESUS CRISTO,e maior prova que eles existem e o amor e para acreditar neles so basta vc sentir o amor,john lennon ele so perdeu a oportunidade de ficar calado por exemplo:cuide de suas palavras para que elas nao seja piores que o seu silencio.deveria ser usado por todos os seres humanos esta frase, pensar antes de agir ainda mais pessoa publica na midia tudo pode ser usado contra vc sendo distorcida ou nao , na vida do john ele feis coisas boas e ruins como ele sempre foi anti guerras e o seu erro ele nao foi condenado por DEUS ou julgado ,as consequecias que ele sofreu foi por causa de suas escolhas e seus atos,sim acredito sim e destino mas é nos mesmos que escolhemos o nosso destino , entao ele que fez sua proprio destino , ha de forma alguma estou justificando o seu ato pelo acontrario o que ele disse foi muito errado e ainda por cima nao so fã dele mas ele nao so fez coisas ruins e as vezes tambem nao entendo a sua atitude pois ele anti guerra e favor a paz e porque ele agiu assim ,mas depois ele pediu descupas aos cristoes ,nao prejuticou so ele mas the beatles tambem e pelo meu intendimento ele quis dizer que ele era mas popular que jesus cristo e nao que era melhor eu acho talvez estou sendo ingenua ne , mas tambem respeito os fãs dele ,BOM JESUS CRISTO SEMPRE ESTARA ACIMA DE NOS SERES HUMANOS PELA SABEDORIA E AMOR

Unknown disse...

Jesus É Jesus, The Beatles É The Beatles, não existe nada relativo as duas coisas, eles eram somente músicos do rock'and roll, talvez esteja errado mais em uma de suas canções (I'am Only Sleeping) no português (Eu Estava Somente Dormindo) Aparece essa canção com as legendas no Anthology DVD'S 1, 2, 3, 4, 5, 6 Eles falam a respeito disto em suas palavras Johnn:Surge pedindo perdão ao ser SUPREMO, e SOBERANO Jesus Cristo, quem quiser tirar as dúvidas é só comprar os DVD'S ANTHOLOGY'S e ver a música citada acima que vocês entenderão,o Johnn fala na canção que ele estava somente dormindo,com a mente apagada, fora de si inconsciente assim digames, e outra eu sou fanático por eles, sei tudo deles,o.Johnn não perdeu a sua vida na saída do apartamento por ter dito isto, ele perdeu área sua vida no caso assassinado porcausa de um psicopata,criminoso, insano, maníaco, doente mental chamado Mark Chapman esse pra mim além de ter cometido um assassinato de um astro, uma estrela do rock' and roll ele tinha que ser eletrocutudo na cadeira elétrica, fuzilado, torturado, ou ir internado pra um sanatório já que o Mark Chapman era um doido, lunático, teve um outro que tentou matar, assassinar o George Harrison o mais tímido do quarteto ele invadiu a casa de George e disse que iria matá-lo porque a canção "Blackbird Fly" e a canção "Helter Skelter" tinham "mensagens subliminares" e que era uma missão divina, "um cumprimento de Deus" matar o George,assim como o Mark Chapman tinha assassinado o Lennom porquê ele era um psicopata, um criminoso sangue frio, George mas a sua esposa ambos não tinham nada a ver com essas coisas,a esposa de Georgente ligou pros policiais que medianamente foram pro local onde George com sua esposa residia e é entraram na sua casa, algemou o maníaco, os polícias acompanhados de um psiquiatra disse que o comportamento deste homem era de uma pessoa com problemas mentais, e o mesmo foi levado pra o manicômio mais próximo da Inglaterra, na verdade Johnn se desculpou, pediu perdão pra Jesus nessa canção, só quem não entende dose assuntos falam coisas sem fundamento,sem anexo, sentido, é dizem hipócrisias da vida dos Beatles, pra mim eles são OS MEUS ÍDOLOS,quem não conhece toda a história deles ficamanhã julgando-os, crucificando-os, apedrejando-os os rapazes, sem antes conhecer os caras, em vez de julgarem VÃO CUIDAR DAS SUAS VIDAS, e deixem OS BEATLES em paz!!