sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

BEATLES EM TUDO - JOÃO RESENDE - SENSACIONAL!

Esta semana, perambulando pelo shopping, me deparei com o livro “BEATLES EM TUDO” de João Resende. Já tinha ouvido falar dele e até achei o título bem sugestivo, embora tenha comprado sem botar muita fé. Quebrei a cara! O livro de João Resende é simplesmente SEN-SA-CI-O-NAL! Divertidíssimo, como o subtítulo diz “Curiosidades Inéditas Sobre a Maior Banda da História” traz uma ampla e inédita pesquisa sobre vestígios dos Beatles nos mais diferentes assuntos. Mais de 40 anos após o fim da banda, o universo de coisas relacionadas aos Beatles não para de crescer. Os Fab Four ainda estão nas bancas, nos programas de TV, em covers feitos por músicos do mundo todo. E assim, a Beatlemania vai passando de geração em geração e se associando a tudo e a todos. O livro “Beatles em Tudo” é a prova disso. O autor se dedica a encontrar relações dos Beatles com os mais diferentes assuntos possíveis. E assim são apresentadas centenas de fatos relacionados à banda em temas distintos, desde esportes até nos campos mais inesperados como astronomia e paleontologia. Muito bom! Gostei de verdade. Parabéns ao autor. Tirei o chapéu. O meu foi 39 reais na Saraiva. Mas acreditem: vale muito à pena!
João Resende, publicitário, é um dos autores do blog Beatles College, um dos mais extensos arquivos online de notícias e curiosidades da Beatlemania do Brasil. O site http://paporock.com.br publicou em setembro – mês do lançamento, uma entrevista com o autor João Resende, que a gente confere agora:
Existe um capítulo ou mesmo muito material que revela “influência” dos Beatles no Brasil?
Sim, o Brasil absorveu a influência dos Beatles de diversas maneiras: música, televisão, cinema, esportes, culinária e etc. Por isso, os fatos relacionados ao Brasil estão espalhados pelo livro todo. A galera vai conhecer as novelas que tiveram trilha sonora dos Beatles; as relações da banda com MPB, samba, Forró e até o funk carioca; fatos isolados que relacionam a banda a times como Flamengo, Fluminense, Coritinhians e muito mais… Aliás, sabia que existe um taxista em Porto Alegre que tem o táxi todo decorado de Beatles? O nome profissional dele é “John Lennon”. Rs…
Qual campo de atuação que você menos imaginava achar relação com a banda e acabou encontrado durante a pesquisa para o livro?
Acho que no campo das ciências, foi a grande surpresa. Acabei descobrindo que astrônomos, paleontólogos, cientistas e outros estudiosos também tem sua veia Beatlemaníaca. E alguns deles fizeram questão de mostrar isso usando o nome dos integrantes da banda para batizar planetas, fósseis, seres vivos e estudos científicos.
Temos uma página no facebook (beatlesclube) sobre a banda e há muitos jovens, adolescentes que curtem a página. A influência para essa faixa etária também se mostrou grande?
Sim! Eu curto a página de vocês! O próprio livro surgiu do blog do qual sou autor (Beatles College) onde a presença dessa faixa etária é maioria. E isso é ótimo, né? Percebe-se que a Beatlemania continua passando de geração para geração. E são fãs fervorosos!
Durante a sua pesquisa e pela extensão da influência do FabFour em tantos segmentos da cultura e sociedade, você acha que dá pra afirmar que “o sonho não acabou”?

Sem dúvida. A presença dos “Beatles em Tudo” é latente. Mas mais legal ainda é ver as mensagens que eles passaram há 40 anos atrás ainda serem reproduzidas. Amor e paz são sentimentos eternos, mas que poucos souberam transformar em arte. E o sucesso ainda presente de canções como Imagine, All You need is Love, My Sweet Lord mostram que o que os Beatles cantavam, juntos ou separados, ainda é um sonho de todos nós.

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Depois do seu aval Edu ,esse é mais um pra lista !!!

João Carlos disse...

Eu já tinha lido sobre mas fiquei meio cismado. Mas se o Baú recomenda... a conversa é outra!

Edu disse...

O Baú do Edu ganha de 10 x 0 !

Willians disse...

Depois dos seus comentários já estou correndo para comprar. Tomara que a Saraiva aqui de Vitória tenha. Valeu.