sábado, 4 de janeiro de 2014

MORRE PHIL EVERLY - O MAIS NOVO DOS EVERLY BROTHERS

O músico, cantor e compositor Phil Everly, da dupla Everly Brothers, morreu ontem, sexta-feira (3), aos 74 anos, vítima de uma doença pulmonar crônica. É quase certo que câncer. Ele estava internado há duas semanas em um hospital de Burbank, na Califórnia.
Ao lado do irmão mais velho, Don, hoje com 76 anos, Phil entrou para a história da música como um dos dois Everly Brothers. A dupla, que se apresentou entre as décadas de 1950 e 1970, ficou famosa por canções tristes disfarçadas em melodias alegres e influenciou artistas como The Beatles, Bob Dylan e Simon and Garfunkel. Os Beatles, aliás, nunca negaram seu apreço pela dupla e chegaram a dizer que eram "os Everly Brothers" da Inglaterra. Dylan afirmou: "Devemos tudo aos Everly Brothers. Eles começaram tudo”.
Influente até hoje, a dupla teve canções regravadas por artistas contemporâneos como Billie Joe Armstrong, do Green Day. "Os Everly Brothers soam como dois anjos cantando", disse o cantor recentemente. Entre os hits de Phil e Don Everly estão "Wake Up Little Susie", "Bye Bye Love" (regravada por Harrison), "Cathy's Clown", "All I Have to do is Dream" e "Crying in the Rain". Em geral, a dupla gostava de combinar letras típicas da música country com um beat mais pop/rock.

Filhos dos músicos Ike e Margaret Everly, Phil nasceu em 19 de janeiro de 1939 em Chicago, nos EUA. Don, dois anos mais velho, em 1 de fevereiro de 1937. Os dois começaram a se apresentar juntos ainda na infância e em 1945 cantavam músicas country no programa de rádio da família em Shenandoah, Iowa. Com o passar dos anos, seu som se tornaria mais cosmopolita, mas os dois nunca se afastariam completamente de suas raízes musicais. Em entrevista à Associated Press em 1986, Don Everly afirmou que os dois fizeram sucesso porque nunca se preocuparam com tendências. "Fazíamos o que gostávamos e seguíamos nossos instintos. O rock'n'roll sobreviveu e estávamos certos sobre isso. O country sobreviveu e estávamos certos sobre isso. Você pode misturar os dois, mas as pessoas diziam que não podíamos."
Entre 1957 e 1962, quando estavam no auge, os irmãos tiveram 19 canções no top 40 dos Estados Unidos. A separação veio de forma dramática em 1973, após 16 anos de hits, durante um show na Califórnia. Após Phil jogar seu violão no chão e deixar o palco, Don disse ao público: "Os Everly Brothers morreram há dez anos". Os irmãos então seguiram carreira solo, sem o mesmo sucesso. Phil participou do filme "Doido para Brigar... Louco para Amar", de Clint Eastwood, cantando a música "Don't Say You Don't Love Me No More", que ele mesmo compôs. Em 1983 os Everly Brothers voltaram a tocar juntos com um novo álbum produzido por Paul McCartney e Dave Edmunds. “On The Wings Of A Nightingale” (que já apareceu aqui para download), foi sucesso tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido., "encerrando tudo com um abraço", nas palavras de Phil. E embora os hits tenham diminuído na década de 1980, a dupla ainda fez turnês bem-sucedidas nos EUA e na Europa. A última apresentação pública de Phil foi em 2011. Seu filho, Jason, afirmou que ele ainda escrevia muitas canções. Sweet dreams baby. A gente fica com o megasucesso "Crying In The Rain" dos irmão Everly. Uma das músicas mais bonitas que já ouvi em todos esses anos. Bye, bye, Phil.

 

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Goodbye Phil , Rest in Peace Man !!

Já esta fazendo falta !!!

João Carlos disse...

aqueles eram os dias!

Edu disse...

Paul McCartey, publicou uma nota dizendo:
"Phil Everly foi um dos meus grandes heróis. Com seu irmão Don, eles foram uma das principais influências sobre os Beatles. Quando John e eu começamos a escrever músicas, eu era Phil e ele era Don. "Anos mais tarde, quando eu finalmente conheci Phil, eu fiquei realmente impressionado com sua humildade e a imansidão de alma. Sempre vou amá-lo por me trazer algumas das mais doces memórias musicais da minha vida."