segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VOCÊ CONHECE UM HOMEM CHAMADO MICHAEL X?

No dia 20 de janeiro de 1970, John Lennon e Yoko Ono rasparam a cabeça na Dinamarca. Os cabelos foram doados a Michael X que os leiloou e com o lucro instalou um centro de cultura negra em Londres. Mas você sabem quei foi Michael X?
Michael X (atenção para não confundir com Malcom X), nasceu em Trinidad e Tobago , em 1933 foi um revolucionário preto auto-intitulado e ativista dos direitos civis na década de 1960 em Londres. Ele também era conhecido como Michael Abdul Malik. Condenado por assassinato , em 1972 , Michael X foi executado por enforcamento em 1975, em Port of Spain do Real Gaol . Em 1957 , emigrou para o Reino Unido, onde se estabeleceu em Londres. Em meados da década de 1960 ele virou "Michael X" e se tornou um expoente bem conhecido do movimento Black Power , em Londres. Em 1965, Colin McGlashan do ‘The Observer’ o chamou de "a autêntica voz de amargura negra". Em 1965, com o nome de Abdul Malik, fundou a Sociedade Racial Ajuste de Ação. Em 1967, envolveu-se com a organização contracultura / hippie da Escola Livre de Londres através de seu contato com John " Hoppy " Hopkins , que ajudou a ampliar o alcance do grupo, pelo menos na área de Notting Hill, e criar problemas com a polícia local que não gostava do envolvimento com aqueles grupos. tornou-se a primeira pessoa não-branca a ser condenado e preso pela Lei de Relações Raciais do Reino Unido , que foi projetada para proteger as populações negras e asiáticas da Grã-Bretanha. Foi condenado a 12 meses de prisão por defender o assassinato imediato de qualquer homem branco. Disse: “homens brancos não têm alma".
Em 1969, tornou-se o líder de uma facção comunista Black Power em Holloway Road, norte de Londres, chamada de " Black House ". A comuna foi financiada por um benfeitor milionário chamado Nigel Samuel. Foi nessa época que John Lennon e Yoko Ono doaram os cabelos em um saco, para serem leiloados em benefício da “Casa Negra”. Depois de vários confrontos e escândalos de violência, a Black House foi fechada no outono de 1970. A Black House acabou incendiada em circunstâncias misteriosas , e logo Michael X e quatro colegas foram presos. Sua fiança foi paga por John Lennon em janeiro de 1971 . Em fevereiro de 1971, ele fugiu para a sua Trinidad natal, onde iniciou uma comunidade agrícola dedicada à capacitação para negros 16 milhas a leste da capital , Port of Spain. Começou outra comunidade , também chamada de Casa Negra, que , em fevereiro de 1972 , também foi incendiada. Mas a aventura política de Michael atingiu os seus limites quando ele próprio assassinou um dos elementos do seu Black Liberation Army, Joseph Skerrit, depois que este se recusou a assaltar uma viatura e a assassinar os polícias ali de serviço. Em 1972, Michael Abdul Malik foi julgado e condenado à morte por enforcamento, em Port of Spain.

2 comentários:

Valdir Junior disse...

Mais um "ativista" que se aproveitou da fama e da inocência politica do John !!!

João Carlos disse...

Nesse tempo John caía na lábia de qualquer porraloca!