quinta-feira, 24 de julho de 2014

A VIDA CURTA DO GENIAL PETER SELLERS

Richard Henry Sellers, mais conhecido como Peter Sellers, foi um ator, comediante e cantor inglês, mais conhecido pelo público através de suas caracterizações em muitos filmes, entre eles, o Inspetor-Chefe Clouseau da série de filmes A Pantera Cor de Rosa. Mas nós, beatlemaniacos de verdade, sabemos que ele e os rapazes de Liverpool tinham muito em comum. Sellers fazia parte da gangue de “The Goon Show” que os jovens Beatles adoravam, e era George Martin quem produzia. Depois participou do show “The Music Of Lennon & McCartney”, e mais tarde faria um boa dupla com ninguém menos que Ringo Starr.
Sellers nasceu em 8 de setembro de 1925, em Southsea, um subúrbio de Portsmouth, uma cidade do condado de Hampshire, na Inglaterra e morreu em Londres, há exatos 34 anos, no dia 24 de julho de 1980. Tornou-se famoso com a série de rádio da BBC The Goon Show, antes de se lançar em uma carreira cinematográfica de sucesso internacional. Sellers foi o mais famoso intérprete do inspetor Jacques Clouseau, da série A Pantera Cor-de-Rosa.
Além de Clouseau, Sellers criou personagens antológicos como o sinistro Dr. Strangelove (Doutor Fantástico) e o jardineiro Chance do filme Being There ("Muito Além do Jardim"). Na vida real, tinha uma relação estranha com a mãe dominadora e submeteu suas mulheres e filhos a torturas psicológicas. Em uma entrevista ele disse: "odeio tudo o que eu faço, não sei como vocês gostam". Em 1964, aos 38 anos, quando filmava a comédia de Billy Wilder Kiss Me, Stupid, Sellers sofreu uma série de ataques cardíacos (13 em alguns dias), que permanentemente danificaram o seu coração. A condição de Sellers deteriorou-se quando ele adiou tratamento médico adequado e optou por "curandeiros psíquicos". Ele também teve um marcapasso implantado no final de 1970, o que lhe trouxe mais problemas consideráveis. Um jantar-reunião foi agendado em Londres, com os seus parceiros do Goon Show, Spike Milligan e Harry Secombe, para finais de Julho de 1980. Mas, em 22 de Julho, Sellers entrou em colapso a partir de um ataque cardíaco em seu quarto de hotel Dorchester e entrou em coma. Ele morreu em um hospital de Londres, pouco depois da meia-noite de 24 de julho de 1980, aos 54 anos. Foi socorrido por sua quarta esposa, Lynne Frederick, e três filhos: Michael, Sarah e Vitória. Embora Sellers tenha entrado com um processo de exclusão de Lynne Frederick de seu testamento, uma semana antes dele morrer, ela herdou quase todas as suas propriedades, num valor estimado em 4,5 milhões de euros, enquanto seus filhos, receberam R$ 800 cada. Quando Frederick morreu de alcoolismo, em 1994, aos 39 anos de idade, sua mãe Iris havia herdado tudo, inclusive todos os rendimentos e royalties de trabalho dos vendedores. Quando Iris Frederick morre, a fazenda inteira vai para Cassie, a filha que Lynne teve com seu terceiro marido, Barry Unger. O filho de Sellers, Michael, morreu de um ataque cardíaco aos 52 anos, durante cirurgia, em 24 de Julho de 2006 (exatamente 26 anos após a morte de seu pai). Michael tinha sobrevivido por sua segunda esposa, Alison, com quem se casou em 1986, e seus dois filhos. Em seu testamento, Sellers solicitou que a canção de Glenn Miller "In the Mood" fosse tocada em seu funeral. O pedido é considerado o seu último toque de humor, já que ele odiava a peça. Seu corpo foi cremado, e ele foi enterrado no Golders Green Crematorium, em Londres. Em 1994, as cinzas de sua viúva, Lynne, morta naquele mesmo ano, foram na mesma sepultura de Sellers.


Em homenagem ao grande Peter Sellers, a gente confere novamente aí embaixo, a matéria legal com o filme “The Magic Christian” – estrelada por Ringo e o genial Peter Sellers que foi publicada aqui no Baú em 11 de dezembro de 2012. Abração!

5 comentários:

Valdir Junior disse...

Peter Sellers era um gênio , e como todo gênio tinha suas "falhas pessoais" ,no final o que vai ficar mesmo é são suas atuações e filmes !!
Vale lembrar que o George também era amigo do Peter e no inicio dos anos 1970 eles estavam bem próximos e se não me engano o Peter acompanhou uma parte da tour americana de 1974 do George !!

João Carlos disse...

Ele era mesmo muito bom. Tem um filme ótimo, embora pouco comentado chamado O RATO QUE RUGE! E num filme sobre sua vida, aparecem os Beatles (atores) em uma de suas festas.

Murilo Pedreira disse...

Rapaz, essa expressão de Ringo no colo de Peter...heheh

Fábio Simão disse...

Lembro de assistir aos filmes dele, quando eu era criança.

sad wings of life disse...

Quando soube q ele tinha morrido, muitos anos depois, fiquei bem triste, era um grande comediante. Tava assistindo um filme B com a Lynne Frederick, aí quis saber o q tinha acontecido com essa moça linda do filme de 1974, descobrí q ela faleceu com 40 anos em 1994 de alcoolismo, q porcaria, não procuro mais sobre atores e atrizes interessantes que sumiram das telas, é só noticia ruim. Ela era uma má pessoa?? Se possivel por um link para compartilhar no face, agradeço. :)