domingo, 25 de janeiro de 2015

JOHN LENNON - SCARED - ASSUSTADO


”Scared” foi composta por John Lennon e gravada entre julho e agosto de 1974 e lançada em 4 de outubro daquele ano, no Reino Unido e 26 de setembro nos EUA, no álbum “Walls And Bridges”. Foi produzida pelo próprio John Lennon e também aparece nos álbuns “Menlove Ave” e em “John Lennon Anthology”. Foi inspirada pelo desespero de Lennon durante seu “fim de semana perdido” longe de Yoko Ono.

Embora estivesse com May Pang durante sua separação de Yoko Ono, o estilo de vida hardcore que ele adotou por um tempo em Los Angeles teve seus efeitos sobre o bem-estar do corpo e da alma de Lennon. Bebia copiosamente com Harry Nilsson, Keith Moon e Ringo Starr. Mas, ao contrário do que muitos pensam, “The Lost Weekend” não foi tão perdido assim. Não se resumiu apenas à bebedeiras e orgias sem fim. Não foi todo gasto cheirando, bebendo e farreando em Los Angeles; o período durante o meio do ano de 1974, em particular, foi um dos mais produtivos de Lennon. Mas a sua distância da presença de Yoko Ono lhe permitiu momentos de contemplação. Em “Scared” Lennon deixa de lado a bravata e a arrogância que tantas vezes tentou esconder.

Lennon voltou às suas experiências de transformar a vida em arte. “Assustado” foi o momento mais introspectivo de “Walls And Bridges”, mas a sua crueza emocional relembra os confessionais anteriores “John Lennon / Plastic Ono Band” e “Imagine”. Talvez, se não fosse pela quantidade de overdubs, “Scared” poderia estar muito bem em cada um desses álbuns. Participaram da gravação: John Lennon: vocais, piano; Nicky Hopkins: piano; Jesse Ed Davis: guitarra elétrica; Eddie Mottau: guitarra acústica; Ken Ascher: piano elétrico; Klaus Voormann : baixo; Arthur Jenkins: percussão, Jim Keltner: tambores; Bobby Keys, Steve Madaio, Howard Johnson, Ron Aprea, Frank Vicari: sopros.



3 comentários:

Valdir Junior disse...

Uma das grandes musicas do John e que pouca gente conhece, alias o "Walls and Bridges" inteiro é de uma qualidade incrível !!
É em pró de musicas como 'Scared" que eu falo que hoje em dia o John é mais conhecida pela utópica Imagine e pela suas musica enquanto Beatle. Um monte de musicas dele enquanto artista solo precisam e devem ser redescobertas por um nova onda de ouvintes !!

Fábio Simão disse...

Realmente uma excelente música da complexa carreira do John.

João Carlos disse...

Valdir falou tudo. Walls é bom do primeiro ao quinto.