quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

ROCKY - UM LUTADOR - ABSOLUTAMENTE DEMAIS!!!

Isso já era para ter aparecido aqui há muito tempo!

“Rocky” – (Rocky: Um Lutador) - é um drama de 1976, escrito e estrelado por Sylvester Stallone, e dirigido por John G. Avildsen. Foi o primeiro de uma série de seis filmes protagonizados pelo personagem Rocky Balboa. Os demais são Rocky 2 (1979), Rocky 3 (1982), Rocky 4 (1985), Rocky 5 (1990) e Rocky Balboa (2006).

O filme conta a história de Rocky, um boxeador da Filadélfia que nunca teve chance no esporte e se vê na contingência de exercer um trabalho paralelo como capanga de um agiota, mas que tem sua vida transformada ao receber do campeão peso-pesado Apollo Creed ou Apollo Doutrinador, a oportunidade de disputar o título máximo do boxe.

Rocky é apresentado como um medíocre boxeador e coletor para um agiota. A competição pelo campeonato mundial de pesos pesados está marcada para o dia de Ano Novo de 1976, o ano do bicentenário dos Estados Unidos. Quando o oponente do invicto campeão da categoria de pesos-pesados Apollo Creed se machuca, apresenta a idéia de lutar com um lutador local da Filadélfia, e porque ele gosta do apelido Rocky, The Italian Stallion (o garanhão italiano), ele escolhe esse lutador desconhecido.

Para se preparar para a luta, Rocky treina com o ex-lutador Mickey Goldmill (Burgess Meredith - o Pingüim, do seriado “Batman”), enquanto seu melhor amigo, Paulie, um trabalhador de frigorífico, o deixa praticar socos nas carcaças penduradas no freezer. Durante o treino, Rocky sai em encontro com a irmã quieta do Paulie, Adrian. Na noite anterior à luta, Rocky confessa para Adrian que ele não espera derrotar Apollo, e tudo que ele quer fazer é aguentar os 15 rounds contra ele (o número típico de rounds do boxe daquela época). Apollo inicialmente não leva a luta à sério, mas Rocky inesperadamente derruba-o no primeiro round e a luta se torna intensa. Dura realmente 15 rounds, com os dois lutadores massacrados. Depois da luta, Rocky chama por Adrian, que corre até o ringue. Enquanto Apollo é anunciado como vencedor por uma decisão apertada, Adrian e Rocky se abraçam e declaram o amor um para o outro. Que lindo é o amor!

Bill Conti compôs a trilha sonora e o tema principal do filme, “Gonna Fly Now”. Ficou no topo das paradas da Billboard por uma semana. Bill Conti também compôs a trilha sonora das sequências, “Rocky II”, “Rocky III”, “Rocky V” e “Rocky Balboa” (2006).
“Rocky, um lutador” - custou no total 1,1 milhão de dólares. A bilheteria do filme, apenas nos Estados Unidos, foi de aproximadamente 117,23 milhões de dólares ao longo dos anos. O filme foi totalmente rodado em apenas 28 dias. Sylvester Stallone escreveu o roteiro de “Rocky”, em apenas três dias, após assistir uma luta de boxe em que o desconhecido Chuck Wepner conseguiu inesperadamente aguentar os 15 rounds de uma luta com o campeão Muhammad Ali, inclusive chegando a derrubar Ali em um certo momento da luta. No filme original a vitória no combate pertence a Apollo Creed, no Brasil a dublagem dá um empate para os lutadores. Sylvester Stallone apenas concordou em vender o roteiro de Rocky, um lutador sob a condição de que ele mesmo interpretaria o personagem-título do filme. Os produtores chegaram a oferecer-lhe 150 mil dólares para que deixasse o ator Ryan O'Neal interpretar Rocky Balboa, mas Stallone recusou a oferta. Deste modo, os produtores concordaram que Stallone interpretasse Rocky Balboa desde que ele conseguisse que a produção do filme custasse menos de um milhão.

Nas sequências, o personagem “Rocky” acaba fugindo do perfil original para assumir o figurino do herói defensor dos valores norte-americanos, figurino que chegou ao extremo em Rocky IV (1985) em que o personagem disputa o título mundial contra o campeão soviético e todo o aparato repressor a sua volta.

9 comentários:

Edu disse...

Bom demais! Assisti no cinema na época do lançamento. Sou fã incondicional do Rocky Balboa e nem eu nem meus filhos Pedro e Davi perdemos sequer uma oportunidade de rever qualquer uma das sequencias. Tenho uma box com todos! 10. NOTA 10! Quem não gostar, não gostou. E plim!

Milla Magalhães disse...

Sensacional, Edu! Emocionante! Quanta saudade!!!

João Carlos disse...

O primeiro filme fez por merecer o Oscar. Depois foi caindo. Aquele da Rússia é nó cego.Ele, o bonzinho, treinando sem nenhum equipamento adequado. O russo mau, cercado por modernas tecnologias... E o discurso paz e amor no final? M
PS: Claro que o afetivo Edu falou mais alto!

Edu disse...

"É RUIM, MAS É BOM"! RSRSRS. Não disse que ia roubar?

MARIOZINHO disse...

"...Coronel" (com a voz empostada) - e aí, amigovéi! Estou aqui! abração e obrigado pela lembrança! Bora?

Edu disse...

Ele dizia isso era em RAMBO! Bora!

Valdir Junior disse...

O Único filme da serie Rocky que eu acho MUITO ruim é o " Rocky V" !!!
Os demais são classicos. ADORO !!!

Fábio Simão disse...

Gosto muito desta série de filmes e concordo que apenas o V deixa a desejar, mesmo assim assisto quando passa na TV qualquer um. Boa lembrança, Edu.

Fábio Simão disse...

Nesta madrugada passou o Rock VI na Sony, lembrei na hora deste post. Mando o link da melhor cena do filme para mim:

http://youtu.be/Fb8nwI3PR-c