quarta-feira, 4 de março de 2015

14 BIS - PERDIDO EM ABBEY ROAD


A influência dos Beatles sobre gerações de músicos em todo o mundo, principalmente sobre aqueles que foram seus contemporâneos, é indiscutível. Muitos foram os músicos que perceberam a riqueza de possibilidades da chamada música pop a partir do tratamento inovador - arranjos sofisticados, harmonias complexas e um vocal cuidadoso - dado às suas canções pelo grupo inglês.

Não foi diferente com os cinco rapazes do 14 BIS, que entre outras influências - brasileiríssimas por sinal - tiveram nos Beatles o fator decisivo para sua formação. Mas as semelhanças terminam aí. Longe de recorrer ao recurso fácil e perigoso da simples clonagem, Flávio Venturini, Vermelho, Hely Rodrigues, Cláudio Venturini e Sérgio Magrão, partiram dos Beatles para compreender a música brasileira e buscar um som próprio, moderno, lírico e de qualidade. Conseguiram tanto que estão na estrada há mais de 30 anos. Sobreviveram à saída do líder da banda, Flávio Venturini, em 87, sem perder o rumo. Uma bela Volta por cima. Diferentemente de inúmeros grupos de rock esquecidos na poeira da década de 80, o 14 BIS provou que veio para ficar.
Naqueles anos o Brasil ainda em processo de redemocratização era um país onde a formação de uma banda era vista com desconfiança pelas gravadoras. Foi com o aval de Milton Nascimento (produtor do primeiro disco) que o 14 foi contratado pela multinacional EMI Odeon para gravar o 14bis I, disco que rapidamente galgou as paradas com canções como “Natural” e “Canção da América” e “Perdido em Abbey Road” – uma clara e explícita homenagem aos Beatles.

3 comentários:

Fábio Simão disse...

Gosto muito do trabalho do 14 BIS.

Marcelennon disse...

Uma das três melhores bandas de rock nacional, para o meu gosto. As outras duas, para mim, são "Os Mutantes" e a "Legião Urbana". O "14 Bis" tem muitas canções inesquecíveis, com um gosto beatle em cada uma delas. Quem quiser conferir vale a pena escutar "Planeta Sonho", "Linda Juventude", "Mesmo de Brincadeira", "A Qualquer Tempo", "Natural", "Nova Manhã", "Caçador de Mim" e muitas, muitas outras... Mais Beatles, impossível!
Um abração beatlemaníaco!

Unknown disse...

Adoro Flavio Venturini e o grupo 14 bis são sensacionais!