quarta-feira, 4 de março de 2015

CELLY CAMPELLO - RAINHA DO ROCK BRASILEIRO


No dia 4 de março de 2003, morreu Célia Benelli Campello, nacionalmente conhecida como Celly Campello. Ela nasceu em São Paulo, no dia 18 de junho de 1942 (mesmo dia, mês e ano de Paul McCartney). Ela foi cantora e precursora do rock no Brasil.

Criada em Taubaté, Celly começou sua carreira ainda muito cedo dançando "Tico-Tico no Fubá" aos cinco anos numa apresentação infantil. Aos seis anos cantou na Rádio Cacique em Taubaté. Se tornou uma das participantes do Clube do Guri (Rádio Difusora de Taubaté). Estudou piano, violão e balé. Aos doze anos já tinha seu próprio programa de rádio, também na Rádio Cacique. Aos quinze, gravou o primeiro disco, em São Paulo no outro lado do primeiro 78 rotações do irmão Tony Campello que a acompanhou em boa parte da carreira como cantora e atriz. Estreou na televisão no programa Campeões do Disco, da TV Tupi, em 1958. Em 1959 estreou um programa próprio ao lado do irmão Tony, intitulado Celly e Tony em Hi-Fi, na Rede Record, o qual apresentou por dois anos. A carreira explodiu em 1959 com a versão brasileira de Stupid Cupid, que no Brasil virou Estúpido Cupido. A música foi lançada no programa do Chacrinha e se tornou um sucesso em todo país em 1959. Nesse mesmo ano participou do longa-metragem de Mazzaropi, Jeca Tatu.

Durante a vida gravou outros sucessos: Lacinhos Cor-de-Rosa, Billy, Banho de Lua, que lhe renderam inúmeros prêmios e troféus, inclusive no exterior, e lhe deram o título de Rainha do Rock Brasileiro.

Para tristeza de toda uma geração que se espelhou no trabalho, Celly abandonou a carreira no auge, aos 20 anos, para se casar e morar em Campinas. Foi em 1962, com José Eduardo Gomes Chacon, o namorado desde a adolescência. Com José Eduardo, com quem permaneceu casada até morrer, Celly teve dois filhos, Cristiane e Eduardo, e dois netos.

No início da década de 1970 tentou relançar a carreira: apareceu no Hollywood Rock, pioneiro festival de rock no Rio de Janeiro, se apresentado sempre ao lado do irmão Tony Campello. O evento foi filmado para o documentário Ritmo Alucinante, lançado no mesmo ano. Em 1976, foi trazida de novo ao sucesso graças a novela “Estúpido Cupido” na TV Globo, na qual gravou uma participação especial. Incentivada pelo sucesso da novela, tentaria retomar novamente a carreira, chegando a gravar um disco e fazendo alguns shows. Mas com o término da novela, voltou ao ostracismo. Vítima de um câncer, Celly morreu no dia 4 de março de 2003, no Hospital Samaritano em Campinas.
Não deixe de relembrar a postagem sobre a novela Estúpido Cupido publicada em 26 de agosto de 2009.

2 comentários:

João Carlos disse...

Haja fôlego. Muito bom.

Fábio Simão disse...

Que riqueza de detalhes e informações neste post. Parabéns!!!