terça-feira, 3 de março de 2015

THE BEATLES – BESAME MUCHO - CHA-CHA BOOM!


O bolerão romântico “Besame Mucho” foi escrito em 1940 pela cantora, pianista e compositora mexicana Consuelo Velázquez (1916 – 2005) e gravada pela primeira vez por Emilio Tuero. A música ganhou o mundo quando a partir de 1944 foi traduzida pelo compositor e cantor americano Sunny Skylar e tornou-se um sucesso internacional após a sua aparição no filme “Follow The Boys”.

Nos anos 1950 e início dos anos 60, o custo de registros em discos era bem caro e os Beatles saquearam as coleções de música de amigos, parentes e colegas sempre que podiam. Dessa forma, uma versão de The Coasters para Besame Mucho em 1960 caiu nas mãos de Paul McCartney, e rapidamente se tornou uma de suas favoritas e assim entrou no repertório dos Beatles em 1961, permanecendo por cerca de um ano. McCartney adotou um estilo vocal latino adequado para a música que mostrava sua versatilidade como cantor. O grupo gravou pela primeira vez Besame Mucho em sua malfadada audição para a Decca em 1 de janeiro de 1962; uma versão ao vivo foi gravada 12 meses mais tarde na véspera de ano novo no Star-Club, em Hamburgo. Os Beatles gravaram Besame Mucho, em sua primeira sessão da EMI em 6 de junho de 1962, com Pete Best na bateria. Essa gravação foi redescoberta na década de 1980, e aparece no Anthology 1 de 1995. Os Beatles ainda gravaram Besame Mucho uma última vez. Em 29 de janeiro de 1969 eles tocaram a música durante as sessões de Get Back que virou Let It Be. Besame Mucho aparece no filme. Consuelo Velázquez morreu aos 96 anos em 2005.

9 comentários:

Eduardo disse...

Na minha opinião Besame Mucho é um ótimo exemplo de como o Ringo tinha uma pegada de bateria superior a de Pete Best. Comparando a gravação da Decca c/ Pete Best (segundo video) com a do Star Club c/ Ringo (primeiro video) fica evidente a energia que o Ringão botou na música, sobretudo no refrão.
Nada contra o Sr. Pete Best, pelo contrário, mas é só ouvir e comparar.

Edu disse...

Olá Eduardo. Obrigado pela participação. Acho que vc fez alguma confusão. Tanto no Star Club quanto na Decca, quem segura as baquetas é Pete Best, embora no vídeo pareça que é Ringo, porque é uma montagem. Na verdade, eles estão tocando "Some Other Guy". Ok?
Gostaria de aproveitar para pedir a todos que não se identificassem apenas pelo primeiro nome para evitar confusões nos sorteios. Abração!

Pedro RBC disse...

Ué, Edu, mas no Star Club já não era o Ringo?
Não é aquele show de final de 1962 que virou um disco duplo nos anos 70?

João Carlos disse...

Engraçado que em Let It Be ele chega a fazer impostações operísticas.

Edu disse...

Tem razão! Quem fez confusão fui eu. Pete Best foi despedido em 16 de agosto de 1962. Ringo oficialmente estreou em 19 de agosto de 1962. As fitas do star club foram gravadas em dezembro de 1962. Desculpe aí, xará! Valeu, Pedro. Cachaça é fogo!

Pedro RBC disse...

Valeu, Edu! Tamos aí!

Eduardo Farias disse...

Tranquilo! Confusões acontecem...hehe
E pra confundir ainda mais, vale lembrar que os Beatles também tocaram Besame Mucho na BBC, em Junho de 62, no programa "Teenager's Turn", vide link: http://youtu.be/kB90UdYfqfM

Fábio Simão disse...

Acho muito legal esta geavação deles. Conheci através do Anthology

Suzana Franco disse...

Sensacional