sábado, 28 de março de 2015

THE BEATLES - "1" - SENSACIONAL!


O álbum “1” foi lançado nos dias 13 e 14 de novembro no Reino Unido e nos Estado Unidos respectivamente. Embora possa parecer surpreendente, “1” datado de novembro de 2000, foi a primeira coletânea dos Beatles a ser lançada desde 20 Greatest Hits, 18 anos antes, e a primeira a ser lançada em CD. A ideia era simples: reunir todos os sucessos número 1 da banda no Reino Unido e nos Estados Unidos. Apesar de a maioria dos compactos haver chegado ao topo de ambas as paradas de sucessos, a primeira e a última músicas do álbum reforçam que isso nem sempre aconteceu. “Love Me Do” chegou apenas à 17ª posição quando lançada no RU em 1962, mas quando aconteceu nos EUA em 1964, a banda era tão popular que garantia que a música emplacasse no topo, o que de fato aconteceu. Por outro lado, a última número 1 dos Beatles nas paradas americanas – “The Long And Widing Road” – nem ao menos foi lançada no Reino Unido como compacto.

Na versão em vinil, o álbum incluía os quatro famosos retratos do grupo feitos pelo fotógrafo Richard Avedon e um pôster de 61 x 91,5 cm com as fotos das capas de 126 compactos, enquanto o CD vinha acompanhado de um encarte de 32 páginas com prefácio de George Martin e uma página contendo imagens das capas de cada um dos compactos.

A coletânea acabou se tornando o álbum de maiores sucessos mais vendido de todos os tempos. Até então, nenhuma coletânea dos Beatles chegara à primeira posição no Reino Unido, nem mesmo os álbuns “Vermelho” e “Azul”, mas “1” chegou ao topo das paradas tão logo foi lançado. Na primeira semana, o álbum vendeu mais de 300 mil cópias no Reino Unido (60 mil no dia do lançamento), e ao final da segunda, mais de 500 mil cópias já haviam sido vendidas. A coletânea ficou mais de um ano na lista dos álbuns mais vendidos no RU e ocupou a primeira posição por nove semanas seguidas.

O desempenho nos EUA foi ainda mais impressionante. o álbum vendeu mais de meio milhão na semana do lançamento, 5 milhões até o final do primeiro mês no mercado e 8 milhões em menos de um ano. A Billboard o elegeu Álbum do Ano e ofereceu aos Beatles o prêmio de Banda do Ano em 2001, apesar de eles haverem se separado mais de 30 anos antes! Mundialmente, o álbum emplacou nas paradas de 34 países e vendeu fabulosos 23 milhões de cópias nos dois meses seguintes ao lançamento.

6 comentários:

Suzana Franco disse...

Nossa eu ganhei esse CD logo que ele saiu mas parece que foi ontem rsrs.

Edu disse...

Esses "comerciaiszinhos" cheios de efeitos especiais mágicos, produzidos pela própria "casa", são absolutamente demais! Infelizmente, nunca tive, nem sequer vi ou peguei, no álbum em formato LP desses discos com esse poster fantástico. Tive que me contentar mesmo só com o CDzimvéi a ainda achando bão demais. Pra mim essa é a grande diferença que faz que o CD nunca alcance o charme dos LPs. Formato. Tamanho. Beleza e qualidade. Fora a qualidade do som, no CD tudo é inho... pouquinho... pequenininho...

Suzana Franco disse...

Isso é verdade Edu LP realmente é o melhor, mas como vc também tive que me contentar com CD e ainda achar muito bom, fazer o que melhor do que nada rsrs.

Valdir Junior disse...

Concordo em parte com vocês pessoal. Em matéria de qualidade de som o CD é realmente muito melhor do que o vinil, mas o material gráfico ( capa e encartes) do vinilzão não tem comparação não !!!
Muitos desses novos lançamentos eu gostaria de ter o vinil apenas pelo fetiche de ter "O LP´".

João Carlos disse...

Tive uma breve frustração pois achei que era REMIXADO. Mas esse promo tá bom demais.

Fábio Simão disse...

Continuo com minha coleção de vinis, então sou suspeito para falar, mas adoro o vinil e acho o som muito melhor que o do cd, é só ter um bom aparelho e agulha. Ah, se um dia encontra o 1 em LP, compro na hora!