domingo, 5 de julho de 2015

A BEATLEMANIA INVADE A GRÃ BRETANHA

Texto: "Lo Me Do - 50 momentos marcantes dos Beatles" de Paulo Hewitt.

A beatlemania começou em 1963, entre o fim do caso Profumo e o assassinato de JFK. Ela nasceu da disposição dos Beatles a aceitarem uma rotina tão rigorosa que teria feito a maioria das bandas desistir por exaustão. Mas não eles. Calejados pelas experiências vividas em Hamburgo e Liverpool, o grupo completou três tumês pelo Reino Unido e a primeira no exterior, fez numerosas aparições no rádio e na televisão, deu diversas entrevistas à imprensa escrita e gravou dois álbuns. Ao fim daquele ano, os Beatles haviam instigado o fenômeno conhecido como beatlemania e se apresentado à realeza.
A jornada rumo ao momento em que ficaram conhecidos até no Palácio de Buckingham teve inicio no dia 19 de janeiro de 1963, quando a banda participou do famoso programa de televisão Thank Your Lucky Stars. Perto das seis horas daquela tarde de sábado, milhões de adolescentes viram os Beatles tocarem ' PIease Please Me’, canção brilhante que gruda na cabeça. A partir dai, o conjunto se viu imerso em um cronograma inexorável de shows e mais shows, sessões de gravação e incontáveis aparições na mídia.
Em relação às gravações, a primeira sessão memorável da banda aconteceu em 11 de fevereiro. Nesse dia, eles gravaram dez canções, quatro delas originais ("I Saw Her StandlngThere“. "Misery", DoYou Want to Know a Secret?" e "There’s a Place") e seis covers (“Anna", "Chains’, "Boys", "A Taste of Honey", "Baby It’s You’ e "Twist and Shout”). Essa última foi gravada às 22 horas. Devastada pelo esforço do dia, a garganta de Lennon exprimiu um vocal bruto que ecoaria ao longo dos anos. No dia seguinte, os Beatles tocaram em duas apresentações, uma em Sheffield, outra em Oldham. Em meio a todos esses shows e gravações, a banda não recusava nenhum pedido da mídia; eles não podiam se dar ao luxo de escolher onde apareceriam. Em 1963, a televisão britânica consistia em dois canais — BBC e ITV - , e ambos dedicavam pouco tempo à música popular. Ao mesmo tempo, o rádio quase nunca tocava música pop e os jornais raramente escreviam a respeito. Comparada à vasta efusão da mídia de hoje em dia, a exposição era bastante limitada. Para a noticia se espalhar, o grupo precisava romper essas muralhas, e o fazia com um charme e vivacidade que contagiavam a todos. McCartney era o líder nesse campo. Sensatamente, a banda o encarregava da maior parte do falatório. Eles sabiam que sua abordagem calorosa e fascinante renderia muitos amigos na imprensa. McCartney era tão astuto ao lidar com a imprensa que, após sua primeira entrevista à televisão, o irmão Mike perguntou por que parecia que ele estava disfarçando o sotaque de Liverpool. Ele respondeu; "Eu sei disso, você sabe disso, mas eles não sabem". McCartney tinha consciência de que um sotaque muito acentuado de Liverpool poderia repelir a nação. Liverpool era considerada por muitos uma cidade bruta, cheia de gente desagradável. Para os Beatles atingirem o sucesso, eles precisariam reduzir os vínculos com a cidade, incluindo o sotaque. De fato, foi nesse ano que a banda se mudou na surdina para a capital. Os fãs que os assistiam no Cavern ficaram aborrecidos. Em fevereiro, quando o DJ do bar, Bob Wooler anunciou que a banda estava entre as dez mais com “Please Please Me", a plateia ficou em silêncio, como se estivesse num velório. Nesse momento eles começavam a se despedir do grupo que amavam com tanta paixão. Agora os Beatles pertenciam ao país inteiro.

A maior oportunidade na televisão surgiu quando foram convidados como a grande atração do Sunday Night at The London Palladium, programa de Val Parnell, em 13 de outubro. Antes da apresentação, fãs dos Beatles tomaram a entrada do teatro, gritando por eles. Estavam presentes vários jornalistas e fotógrafos. Foram eles quem cunharam o termo "beatlemania", estampado em todos os jornais do dia seguinte. O show foi assistido por quinze milhões de pessoas, Em termos de apresentações ao vivo, os Beatles realizaram três turnês pelo Reino Unido. Em duas delas, atuaram como grupo de abertura para Helen Shapiro e depois para Roy Orbison — ao fim de ambas as excursões, já eram as atrações principais. Foi então que Brian Epstein Informou aos promotores que a banda tocaria somente em teatros. Os salões de baile e os bares em que haviam agendado não estavam equipados para suportar a reação frenética do público, que colocava os quatro em grave perigo físico. Garotas berravam descontroladas, corriam para o palco, desmaiavam, brigavam entre si, enfrentavam os seguranças dentro dos recintos e os policiais do lado de fora.No fim do ano, a banda cujas apretentações duravam exaustivas sete horas em Hamburgo — agora fazia shows de meia hora, quando muito, em meio ao bombardeio de gritos femininos. Essa seria a natureza de seus shows pelos próximos três anos.
Notavelmente, as cobranças sobre o grupo pareciam somente aumentar sua criatividade. Eles cravaram o primeiro topo das paradas com “From Me to You" e romperam todas as barreiras com "She Loves You". O frescor e a sonoridade da gravação deixaram a nação atônita. “She Loves You" transformou os Beatles em obsessão nacional. Incluindo a família real. Numa segunda-feira, 4 de novembro, a banda apresentou quatro canções diante de Sua Alteza Real, a rainha-Mãe, e da princesa Margaret no Teatro Prince of Wales, em Londres. Eles tocaram sua primeira música no topo das paradas. "From Me to You", depois seguiram com "She Loves You", “Till There Was You" e encerraram com “Twist and Shout". Ao introduzir a última canção. Lennon falou à plateia: "As pessoas nos assentos mais baratos podem acompanhar com as mãos. E o resto de vocês pode chacoalhar as joias". Foi uma frase brilhante (embora totalmente premeditada), uma alfinetada marota no preconceito de classe envolta com humor caloroso e inteligente. Ali mesmo a realeza deu risadinhas. Novamente, os Beatles empregaram a musica e o humor para ultrapassar divisões de classe supostamente insuperáveis. Brian Epstein também riu, mas foi de alívio. Quando havia perguntado a Lennon nos bastidores o que ele diria à realeza presente, o músico fuzilara: "Vou mandar cha-coalharem suas jóias de merda". A personalidade aberta e beligerante do guitarrista fez Epstein acreditar plenamente que ele faria tal declaração, levando aquele sonho fantástico a um fim abrupto. A banda terminou o ano com uma temporada de duas semanas de um show natalino em Finsbury Park, onde eles tocaram, usaram fantasias e participaram de esquetes cômicos. Cem mil ingressos foram vendidos em três semanas. Fora um ano incrível, mas melhoraria ainda mais, pois a beatlemania se tornaria uma febre mundial.

Um comentário:

João Carlos disse...

Muito bem feita a matéria. Macca sempre foi esperto.