domingo, 5 de julho de 2015

BSBEATLES – O NOSSO DIA DELES


As mais importantes cidades do mundo têm o seu “dia dos Beatles”. De Beatles Day a Beatles Fest, Beatles Week, Beatles Fan Day… tem de tudo, o importante parece ser a celebração de uma paixão comum.

A primeira edição do BsBeatles acontece na tarde do próximo dia 5 de julho, no lindo Parque Olhos D’água, no final da Asa Norte e contará com uma programação de cerca de quatro horas de atividades, no palco e fora dele, com foodtrucks para atender a todos os gostos. E não tem erro, por onde quer que se vá no mundo haverá sempre uma legião incontável de fãs do quarteto britânico. É o que diz Marcelo Lima, Beatlemaníaco, músico tradicional da cidade, professor da Escola de Choro Raphael Rabello e também organizador do evento: “Os pais vão passando para os filhos essa influência e eles, por sua vez, passarão isso adiante. É música boa e imortal. E não há nada melhor do que poder celebrar isso junto a outras pessoas que também cultivam essa paixão”.O BsBeatles é um sonho antigo. “O projeto nasceu lá na década de 1980, ainda em Fortaleza, quando eu, menino de periferia, acordava ao som da vitrolinha do meu pai. Logo cedo a casa era invadida por aquele som mágico, que transportava a gente para um outro lugar, mais bonito, mais alegre, onde tudo dava certo”, relata Nilo Barreto, um dos organizadores do evento. A banda Salto Triplo trará interpretações instrumentais de músicas do quarteto de Liverpool, com a participação especial do violonista Jaime Ernest Dias. Já a tradicional Sargento Pimenta sobe ao palco interpretando fielmente os clássicos da banda, encerrando a programação. “O Olhos D’água está absolutamente perfeito nessa época e a ideia de fazer numa bela tarde de domingo, começo de inverno em Brasília, é justamente para aproveitar isso. Celebraremos essa grande banda sim, mas com um belo cenário e atmosfera nos cercando”, relata André Oliveira, da produtora Cultura da Aldeia. “Nossa intenção é criar um evento absolutamente familiar, em que todos possam se divertir, do bebê de colo ao vovô e não há banda mais adequada para reunir gerações do que os Beatles”, completa. Em meio a uma espécie de apagão na cultura local, em virtude de uma série de fatores que vão desde a crise da economia até a declaração de completa falta de recursos do governo local, passando por discussões sobre lei do silêncio, a primeira edição do BsBeatles está sendo realizada totalmente com recursos próprios e com muita ajuda de fornecedores do segmento de eventos da cidade. Agradecendo a confiança dos fornecedores na ideia, André completa: “Acreditamos que é justamente nessas horas que temos que reagir e mostrar que a produção cultural de Brasília precisa acontecer, pois apesar de ser o centro do poder, as melhores referências da cidade são todas culturais. A cultura é e sempre foi a nossa melhor expressão”.

O evento acontece no dia 5 de julho, a partir das 15h, no Parque Olhos d’Água e conta com shows de bandas cover do quarteto. A programação foi pensada para levar cultura e entretenimento a todos os públicos amantes de Beatles em Brasília e região. O primeiro domingo de julho foi escolhido por conta do clima ameno e, o parque, para que todos possam assistir ao pôr-do-sol no final da tarde, além da oportunidade de realizar piquenique ou degustar os quitutes dos food trucks que estarão presentes. O início da tarde é marcado pelo show da banda Salto Triplo que, com a participação especial de Jaime Ernest Dias, realiza interpretações instrumentais de músicas dos Beatles. Na sequência, o público pode assistir à banda Sargento Pimenta (NÃO CONFUNDIR COM O BLOCO DE CARNAVAL), que apresenta fielmente os maiores clássicos dos Beatles.

3 comentários:

Edu disse...

O Parque Olhos D'água é realmente muito bonito, pertinho da minha casa, dá pra ir à pé. Só que, dentro do parque é proibido fumar e beber... aí, fica difícil!

João Carlos disse...

Edu, uma pena Recife. Desde de 1981 aqui tinha o dia Beatle que era 8 de dezembro. Shows, exposições etc. Só durou uns 5 anos.

Valdir Junior disse...

Por aqui não tem nada disso. Só pagando mesmo e para ver bandinha cover