sexta-feira, 3 de julho de 2015

TODD RUNDGREN x JOHN LENNON - I SAW THE LIGHT


Esse cara sempre foi esquisitão.Há quem o ame e há quem odeie. Outros, nem lhe enxergam, como era o caso de um velho conhecido nosso, um certo John Lennon.

Todd Rundgren é considerado por muitos, muitos mesmo, um dos maiores artistas americanos de todos os tempos (?). É multi-instrumentista e um produtor conceituado. Nasceu em junho de 1948 na Philadelphia e começou sua carreira em uma banda chamada Woody's Truck Stop. Em 1967 formaria o “Nazz” - que soavam como prenúncio do punk, um quarteto que gravou três álbuns de rock n’roll (eu tenho esse de 67! – LP!) antes de se dissolver em 1970. Rundgren além de tocar e cantar, produzia e coordenava. Mas, para ele, ele era mais que um simples integrante de uma banda. Ok. Sua carreira solo começou em 1970, com o disco “Runt”, que vinha de um apelido de infância (tronco de couve). Após o lançamento desse disco, recebeu ajuda de Tony Sales para as composições do seu novo álbum. Juntos, fizeram seu primeiro hit “We Got To Get You A Woman". O álbum “The Ballad of Todd Rundgren” saiu em 71 e se tornou um clássico do rock romântico. As canções "I Saw The Light" (que é legal demais!) e "It Wouldn't Have Made Any Difference" revelavam um Todd Rundgren para o mundo como muito mais que um instrumentista e produtor. Foi nessa época que, numa festa, no Rainbow, cruzou com John Lennon que não só não o reconheceu, como não tinha a menor ideia de quem se tratava. Compreensível. Mas Rundgren não gostou disso não. Como tinha espaço em alguma publicação da época, a Melody Maker, desceu o malho em John Lennon, condenando-o pelo seu comportamento no Trombadour, onde teria agredido uma garçonete. Rundgren disse: “John Lennon não é nenhum revolucionário. É um puta idiota, vive de glórias do passado e não lhe restou nem a voz!”.

Como todos conhecemos, John Lennon também não gostou. Isso fez John escrever uma carta aberta endereçada a “Sodd Runtlestuntle”. Depois disso, Rundgren não só se desculpou como disse que Lennon era a maior influência de sua vida. E seu sempre moderado e limitado sucesso permaneceu nos anos seguintes, com álbuns, algumas vezes, elogiadíssimos pelo seu trabalho como produtor, mas, na opinião da maioria da crítica, sempre foi fraco e sem carisma. Hoje, vive no Havaí, é bem de vida, graças à produção de grandes nomes e grandes discos. Um desses vídeos que a gente vai ver aqui, é com participação de Daryl Hall - aquele da dupla “Hall & Oates” dos anos 80 (?). Acho que em 2009 ou 10, fez parte da banda do Ringo. Embora não goste dele nem do “Nazz”, acho "I Saw The Light" bem bacana e não vejo relação nenhuma com “Theres”s A Place”, dos Beatles. Então, agora a gente confere, sempre com a mais absoluta exclusividade do Baú, a carta de Lennon para Rundsgreen do sensacional livro de Hunter Davies – “As Cartas de John Lennon”. E lá embaixo, Rundgren na época e anos depois de ter visto a luz. Abração em todos. Saudades!
UMA CURTA ABERTA A SODD RUNTLESTUNTLE.
(de dr. Winston o’boogie)
Não consegui resistir a adicionar algumas "ilhas de verdade" minhas, em resposta ao uivo de ódio (dor) de Turd Runtgreen.
CaroTodd,
Gosto de você e de alguns trabalhos seus (inclusive “I SawThe Light", que não é muito diferente de “There’s A Place” (Beatles), na melodia).
1- Nunca me intitulei revolucionário. Mas tenho licença para cantar sobre o que eu quiser! Certo?
2- Nunca bati em garçonete na Troubador. Realmente agi como idiota, estava bêbado demais. Então me dê um tiro!
3- Acho que todos queremos atenção, Rodd, você acha mesmo que eu não sei como conseguir isso sem “revolução"? Pra começar, eu poderia pintar meu cabelo de verde e rosa!
4- Não represento a ninguém, exceto o meu EU. Parece que eu representava algo para você, ou você não teria sido tão violento comigo. (Seu pai, talvez?)
5- Sim, Dodd, a violência aparece de modos misteriosos, faz maravilhas para se realizar, inclusive verbais. Mas você reconhecia esse tipo de jogo mental, não é? Claro que sim.
6- Então o Nazz costumava fazer "tipo rock pesado" e depois DE REPENTE uma "balada leve bonita". Que originalidade!
7- O que me leva aos Beatles, "que não tinham outro estilo que não ser os Beatles"!! Isso abrange um estilo enorme, cara, inclusive o seu, ATÉ HOJE...
Sim, Deus, o que os Beatles fizeram foi mexer com A MENTE DAS PESSOAS. Talvez você precise de outro pico? Alguém tocou para mim sua canção rock and roll pussy, mas eu nunca percebi nada. Acho que o motivo real de você estar bravo comigo é que eu não sabia quem você era na Rainbow (L.A.). Lembra-se daquela vez que você chegou comWolfman Jack? Quando eu descobri mais tarde, fiquei xingando, porque eu queria lhe dizer que você é bom. (Ouvi sua canção no rádio.)
Em todo caso,
Por mais que você tenha me magoado;
Eu sempre o amarei
J. L. John Lennon - 
30 set. 1974.


3 comentários:

João Carlos disse...

I SAW THE LIGHT foi chupada da Carole King... E o solo é do Harrison? Oh! Lennon foi na jugular.

Valdir Junior disse...

Antigamente eram cartas o meio que as pessoas podiam "mandar recados" e se retratarem. Hoje com as redes sociais abertas e sem nenhum controle, eu queria ver como o John ia se manisfestar se estivesse por aqui.

Também não vejo semelhança entre as duas musicas.

Pedro RBC disse...

Na última vinda do Ringo ao Brasil, no início desse ano, o cara também estava! E foi o que mais curtiu tocar no show, pulando e dançando sem parar!