segunda-feira, 28 de setembro de 2015

JOHN LENNON - DESARMADO E PERIGOSO!

A reportagem que abre a seção 30 Dias da edição de setembro de 2015 da publicação "Brasileiros" foi dedicada ao novo livro do  jornalista norte-americano James A. Mitchell "John Lennon em Nova York: Os Anos da Revolução". A pesquisa sobre os primeiros dias do ex-beatle na metrópole foi tema da reportagem Desarmado e Perigoso. A seguir, bate-papo virtual com o autor, em troca de e-mails feita dias após o fechamento da edição de setembro. 
Brasileiros – Como se deu seu interesse pelos Beatles e John Lennon?

James A. Mitchell – Eu sou jovem para ter sido um dos adolescentes que primeiro responderam à beatlemania, mas cada nova geração, incluindo a minha, descobriu e continua a descobrir a música da banda. A influência dos Beatles era – e ainda é – sentida em áreas que vão além da canção popular. Muito antes de começar o livro, eu estava entre aqueles que admiram a criatividade e a arte dos Beatles, uma banda verdadeiramente única.
O que o motivou documentar os primeiros anos de Lennon em Nova York?

Eu queria abordar o período de uma perspectiva diferente. Existem exaustivos escritos biográficos sobre Lennon, que viveu uma vida extraordinária e fascinante, repleta dos maiores triunfos e das tragédias mais sombrias, mas eu não tinha o interesse de repetir a abordagem dessas obras e fui atraído por essa história singular. A introdução do livro parte de depoimentos dos membros de banda Elephant’s Memory, que passou um tempo considerável com Lennon, no entanto, essa está esquecida. A pesquisa se desenvolve à medida em que, baseada em motivações políticas, a administração do presidente Nixon tenta deportar Lennon dos Estados Unidos. Essa história – que bem reflete tudo o que era bom e ruim sobre meu país durante aquele período – capturou meu interesse.
Além das decisões familiares, você acredita que o distanciamento de Lennon com as causas políticas na segunda metade dos anos 1970 foi dado também por um desencanto ideológico?

Talvez, mas também me parece uma questão de prioridades pessoais. Lennon continuou a, generosamente, dar sua rica contribuição para Nova York em outras causas, mas procurou não ser o centro das atenções do público ou da TV. Havia certamente algum desencanto, conforme narrei no livro, com pessoas que tentaram usar Lennon para suas agendas pessoais. Ele tinha discordado, por exemplo, com os métodos e as mensagens de Jerry Rubin e com isso decidiu lutar sua própria luta – pacificamente e em seus próprios termos. Embora eu não tenha me debruçado sobre sua vida pessoal, a decisão de Lennon de ser mais um pai para Sean do que ele tinha sido capaz de ser para Julian parece ser a busca de um homem a procura de paz com seu passado de pai ausente.
Se Lennon estivesse vivo, em que causas sociais e políticas você acredita que ele estaria envolvido hoje?

Aquelas que são baseadas nos princípios fundamentais para os quais ele se dedicou. É verdade que todos nós podemos mudar algumas opiniões à medida que envelhecemos, mas o registro mostra que Lennon e aqueles que lutaram pelos direitos individuais – seja para grupos minoritários, como o movimento feminista, a causa dos direitos dos homossexuais e dos imigrantes – têm continuado a fazê-lo. O próprio Lennon tinha explicitado que alguns dos “ativistas” estavam mais interessados ​​em ser “contra” certas coisas ou pessoas, como a Guerra do Vietnã e o presidente Nixon, por exemplo. Mas, depois de Nixon, essas pessoas acharam outras causas importantes para protestar, mas Lennon – e Gloria Steinem, John Kerry, Ron Dellums e outra pessoas citadas no livro – certamente manteria valores de defesa das liberdades civis.
Depois de terminar o livro, houve mudanças na forma como você interpreta Yoko Ono?

A crítica de longa data que diz que Yoko separou os Beatles deve ser esquecida. Essa foi uma decisão tomada por John e Paul. Apesar da influência de Yoko, como artista livre, Lennon sempre fez o que queria. Claro, ele nunca encontrou outro parceiro musical que poderia corresponder ao que ele e McCartney fizeram juntos, mas Yoko era verdadeiramente uma parceira de vida, que ajudou a manter os olhos de Lennon bem abertos às novas ideias. Especialmente sobre o feminismo, causa que ele abraçou com entendimento genuíno. Há críticos que apontam para o seu comportamento antifeminista, perceptível em algumas letras, enquanto jovem, mas Lennon era produto de uma geração onde tais atitudes eram comuns. Ele foi um dos primeiros a compreender que esse comportamento era errado.
Que semelhanças você vê entre movimentos dos anos 1960, como Panteras Negras, Panteras Brancas e o Partido Internacional da Juventude, e manifestações recentes, como Occupy Wall Street? Lennon deixou herdeiros revolucionários? Quem são eles?

Sempre houve e sempre haverá organizações como Panteras ou Yippies. Algumas vêm e vão, como a moda ou a música popular. Há um também um legado deixado por Lennon: o casamento do rock-and-roll e do ativismo, na caridade e na política. Algo visto em eventos de grande proporção como Live Aid e na atitude de artistas como Bob Geldof (criador do festival organizado em 1985, que colheu fundos para o combate da fome na África), que reconheceu o poder da mídia e da música para chamar a atenção global quando necessário. Assim como John e Yoko usaram esse mesmo interesse em sua lua de mel para deflagrar uma campanha pela paz, celebridades ativistas de hoje, como Angelina Jolie e Brad Pitt, têm ajudado a salvar muitas vidas. A história tem um jeito especial de mostrar quem estava do lado correto de certas coisas. Nos EUA, quando se pensa no presidente Nixon, se pensa em guerra e corrupção na política. Os pensamentos que John Lennon traz à mente das pessoas são palavras como “imagine” e “paz”. Um bom legado.

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Gostei da entrevista. Já comprei o livro, mas estou com um monte de leitura para botar em dia, mas to me segurando para não passar ele na frente.

Fábio Simão disse...

Bem bacana.

Edu disse...

Esse livro é bom pra cacete! Fico com dó de quem tem que ler outros antes.

João Carlos disse...

Vou comprar o meu... Se puder!