quinta-feira, 8 de setembro de 2016

JOHN LENNON - JEALOUS GUY - ABSOLUTAMENTE DEMAIS!


"Jealous Guy" é uma das mais belas canções escritas e interpretadas por John Lennon. Apareceu pela primeira vez 1971 em seu álbum Imagine."Jealous Guy" também é uma das canções mais regravadas de Lennon, com pelo menos 95 versões, sendo a mais conhecida a gravação do Roxy Music, que alcançou o número um em vários países três meses após a morte de John Lennon. A origem da composição aparece na Índia, depois que os Beatles assistiram a uma palestra do Maharishi sobre um "son of the mother nature". Isso inspirou tanto Paul McCartney como John Lennon para escreverem canções sobre o mesmo assunto. A música de McCartney "Mother Nature's Son" foi selecionada para o álbum branco, enquanto canção de Lennon "Child of Nature" não foi, mas antes que alguém pense bobagem, apenas porque não estava pronta e sequer tinha letra. No entanto, ambas foram gravadas como demos na casa de George Harrison em Esher em maio de 1968. A demonstração contou com vocal de Lennon e uma guitarra acústica. Depois disso, Lennon continuou a tocá-la em algumas sessões. Eventualmente, a letra e o conceito foram demolidos e substituídos pelos versos de "Jealous Guy" que foi lançada somente em Imagine e durante a vida de Lennon, nunca foi lançada como single. Quase cinco anos após o assassinato de Lennon, e quatro anos e meio depois do Roxy Music alcançar o número um nas paradas do Reino Unido em 1981, a gravação de "Jealous Guy" de John Lennon, foi lançada pela Parlophone como single em novembro de 1985, tendo "Going Down on Love" do Walls And Bridges como lado B. Esse single de Lennon, só alcançou o número 65 nas paradas. Nos Estados Unidos, chegou ao número 80 da Billboard Hot 100 em novembro de 1988, junto com o lançamento do filme Imagine: John Lennon. Agora a gente confere a música com o tal de Brian Ferry e seu Roxy Music. Alguém pode até dizer que eu sou ciumento, mas a versão original gravada por John Lennon, dá pelo menos de 1000.000.000 a zero na desse gayzão! Quem é que vai dizer que não? E não é porque o John morreu não. É por que tudo que os Beatles fazem, ninguém faz melhor. Podem se passar + 10 mil anos! Necas!


5 comentários:

Joelma disse...

Lógico, a versão original do John é insubstituível apenas a dele consegue nos emocionar. E para que um cover fique melhor ou igual ao original só se for os Beatles hehe

Valdir Junior disse...

Sem sombra de duvida, a versão do John é a definitiva. E pronto.

João Carlos disse...

Raramente alguém acerta uma versão deles.

Marcelennon disse...

"Jealous Guy" é daquele tipo de canção que jamais envelhece e que durará para sempre... Uma das mais lindas de Lennon e a prova viva de que ele também escrevia baladas maravilhosas! Saudades, John! RIP.

Marcelennon disse...

Com relação à versão do Roxy Music, vou me abster de fazer algum comentário, para não ser deselegante...