quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"REVOLVER" – O MELHOR ÁLBUM BRITÂNICO DE TODOS OS TEMPOS?

A importante revista francesa "Les Inrockptibiles" elegeu "Revolver" lançado pelos Beatles em 1966, o melhor álbum britânico de todos os tempos. A lista, com 100 álbuns, foi publicada em uma edição especial. A banda de Liverpool tem mais duas presenças no top 100: "Sgt. Peppers" de 1967 em 14° e "Rubber Soul" (1966) em 21°. David Bowie e os Rolling Stones são os outros nomes com três discos cada na relação. Do artista morto em janeiro deste ano, a revista selecionou "Ziggy Stardust" (1972) em segundo lugar, "Hunky Dory" (1971) em 26° e "Station to Station" (1976) em 36°. Dos Stones estão presentes "Sticky Fingers" (1971 em 4°), "Beggars Banquet" (1968 em 11°) e "Exile On Main Street" (1972, 29°). A lista também é interessante pelo seu enfoque um pouco diferente em relação a enquetes do tipo feitos por revistas inglesas ou americanas. É curioso notar que discos celebrados como "The Dark Side Of The Moon" do Pink Floyd ou "Something Else" dos Kinks ficaram de fora e que o único disco solo de um ex-Beatle presente é "Ram" de Paul McCartney. Ao mesmo tempo a "Les Inrocks" lembrou de nomes como Divine ComedyTindersticksWedding PresentThe Coral e Herbert. Os outros álbuns presentes no top 5 foram "London Calling" do The Clash (1979 em 3°) e "Closer" do Joy Division (1980) no 5° posto. "Overgrow" de James Blake, na 91ª posição, foi o único álbum lançado nessa década a entrar para os "100 mais". 

7 comentários:

Joelma disse...

i think so.

Marcelennon disse...

É claro que entra a questão do gosto pessoal, mas, para mim, o TOP 10 é "Rubber Soul", "Revolver", "John Lennon Plastic Ono Band", "Imagine", "All Things Must Pass", "The White Album", "Abbey Road", "Let it Bleed" (dos Stones), "Band on the Run" e "To Whom it May Concern" (dos Bee Gees).
Ahhhh... Era só o primeirão?
Eu não consigo resistir às listas...
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Edu disse...

É um discão. Para não iniciados, dá até medo. Pessoalmente, sou mais "Help!" e "Rubber Soul", ainda mais pops, e, para mim, a melhor fase dos rapazes! Revolver acabou com tudo! Quem eram mesmo os Beach Boys? Quem eram mesmo os Rolling Stones? Os Animais, os Kinks, o Who e todos os outros? Depois de "Revolver", não havia mais nada. Eles acabaram com o planeta rock! Minha preferida é, de longe, "And Your Bird Can Sing".

Edu disse...

E pensar que o melhor, ainda estaria por vir...

Edu disse...

"Odeio ser bipolar, é tão divertido".

João Carlos disse...

Esse tipo de lista é sempre controverso. A gente fica sempre curiosa mas sempre discorda em vários pontos. É isso.

Valdir Junior disse...

Aaaahh...essa listas. O Revolver é um disco extraordinário e atemporal, daqui a vinte anos ainda vão estar escutando ele e tentando entende-lo.