terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

DIRE STRAITS - MONEY FOR NOTHING - 35 ANOS DE SUCESSO!


Mark Knopfler, nascido em Glasgow, Escócia, hoje com 70 anos, é um virtuoso guitarrista, cantor e compositor. Considerado por muitos um gênio da guitarra, é bastante idolatrado principalmente pelo seu estilo alternativo de tocar. É mais conhecido pelo seu trabalho com o Dire Straits, que liderou de 1978 até 1994, do que pela sua carreira solo, embora continue a dar concertos por todo o mundo e esgote consecutivamente salas de espetáculos históricas como o Royal Albert Hall de Londres. Ao longo da sua carreira, fez mais de quatrocentos concertos em mais de trinta países, além de ser considerado um dos melhores guitarristas e compositores de todos os tempos. Apesar de canhoto, ele toca como destro, e de uma forma totalmente incomum: toca com o polegar, sem palhetas.
A paulada "Money for Nothing", lançada como single e presente originalmente no quinto álbum do Dire Straits, "Brothers in Arms", lançado em 1985, permaneceu durante três semanas em primeiríssimo lugar nos EUA, tornando-se um dos maiores sucessos da banda. Curioso é que, na terra-natal do grupo (Reino Unido), "Money for Nothing" chegou 'apenas' na quarta posição nas tabelas. Dois anos mais tarde, a gravadora Vertigo Records lançou uma coletânea das melhores músicas da banda, com 12 faixas, intitulada Money for Nothing. A música ainda venceu o Grammy em 1985, na categoria de Melhor Performance de Rock, além de outras categorias na qual a banda saiu vencedora, com o álbum Brothers in Arms.

O vídeo de "Money For Nothing" foi o primeiro a ser exibido pela MTV européia e o mais exibido pela MTV americana até 2011. A banda se chamava inicialmente Cafe Racers. Ao observar as condições precárias do grupo, um amigo do então baterista Pick Withers fez uma piada sugerindo que a banda deveria se chamar "Dire Straits", que em inglês é uma gíria usada para designar algo ou alguém em situação financeira muito ruim. A sugestão foi aceita com bom humor pelos integrantes que adotaram o nome dali para a frente. O nome soa um tanto irônico hoje em dia visto que o Dire Straits se tornou uma das mais rentáveis e bem sucedidas bandas da história da música, e seu líder, Mark Knopfler, entre os artistas mais ricos do mundo. O grupo foi em 1985 um dos grandes responsáveis pela divulgação e disseminação do então novo e revolucionário formato de audio digital, o Compact Disc. A Philips criadora do CD era patrocinadora da mega-turnê da banda naquele ano e usou o grande sucesso comercial do disco Brothers In Arms para alavancar a popularidade do novo formato. Brothers In Arms foi um dos primeiros discos a ser inteiramente gravado pelo novo sistema digital e o primeiro CD da história a vender 10 milhões de cópias. Dizia-se na época que existiam mais CDs do Dire Straits que players para tocá-los.

Nenhum comentário: