domingo, 16 de fevereiro de 2020

GEORGE HARRISON - IT DON'T COME EASY*****


George Harrison tinha um estranho hábito de subestimar algumas de suas melhores músicas e oferecer para seus amigos. Ele originalmente deu "My Sweet Lord" para Billy Preston e deu uma música chamada “You Gotta Pay Your Dues” (embrião de It Don't Come Easy) para Badfinger, apesar de terem recusado. Então, Ringo Starr fez uma releitura em "You Gotta Pay Your Dues" durante as sessões de Sentimental Jorney. George Martin produziu e Stephen Stills estava no piano, mas depois de trinta ensaios em 18 e 19 de fevereiro de 1970, ainda não estava sendo fácil.Resultado de imagem para GEORGE HARRISON - IT DON'T COME EASY
Assim, Harrison cantou uma demo (já com o título 'It Don't Come Easy') com a banda Badfinger nos vocais de apoio, instruindo-os a cantar "Hare Krishna!" Durante o instrumental. Na versão final da música você ainda pode ouvi-la, com pouca mistura. Ringo tocou a música novamente em 8 de março, desta vez com Harrison produzindo. Ficou guardada até outubro, momento em que Harrison adicionou sax e trompete como havia acrescentado horns em "Savoy Truffle" do Álbum Branco. Em meados de abril de 1971, a assustadora introdução de guitarra de Harrison finalmente pode ser ouvida. Seu som cativante veio como cortesia do gabinete de alto-falantes do gabinete Leslie.
O gabinete foi originalmente construído para o órgão Hammond, mas foi adaptado para guitarra e vocais. Ele abrigava um alto-falante baixo giratório e um par de alto-falantes de buzina que giravam em diferentes direções. Lennon passou seus vocais pelo Leslie em "Tomorrow Never Knows", de 1966, e Harrison o usou em 1969, quando compôs "Badge" com Eric Clapton para o Cream; de fato, o intervalo instrumental de "Badge" parece bem próximo de "It Don’t Come Easy". O efeito Leslie tornou-se um dos sons mais distintos do final dos anos 60 e início dos anos 70, incluindo canções de Harrison que incluem Something. Os vocais de Badfinger, o piano forte de Stills, a bateria perfeita de Ringo e as guitarras constroem um momento épico por trás da exortação de Ringo para permanecer resistindo diante das dificuldades. A letra sobre pagar dívidas tocando o blues, provavelmente não teriam funcionado com Harrison cantando.

Na tradição dos Beatles, a letra desafiava o ouvinte a ser pacífico. Era um sentimento que poderia ser aplicado em qualquer escala, embora pudesse ter sido direcionado a McCartney, que estava levando os outros a tribunal na época. No entanto, com uma reunião cada vez mais improvável, a música atualizou a determinação de Harrison e Ringo de seguir uma carreira para si, independentemente de Lennon e McCartney.

Ringo canta com tanta confiança que você não saberia que ele estava cheio de dúvidas sobre a direção de sua vida. Talvez sua determinação em transcender seus medos seja o que preenche a performance com seu poder duradouro. Passados quase 50 anos, Ringo ainda abre seus shows com "It Don’t Come Easy". A música subiu nas paradas, passando por "Power to the People", de Lennon, "What Is Life", de Harrison (ambos alcançaram o número onze), e "Another Day" (número cinco), de McCartney, até o número quatro, estabelecendo-se apenas abaixo de “Brown Sugar” dos Rolling Stones. Não deixe de conferir a recente postagem RINGO STARR - IT DON'T COME EASY.

Nenhum comentário: