domingo, 26 de janeiro de 2020

RINGO STARR - IT DON'T COME EASY - SENSACIONAL!


Durante todo o processo da separação dos Beatles, talvez quem mais tenha sofrido na berlinda pela pressão dos outros, da gravadora e de um empresário safado foi simplesmente o baterista que não brigou com ninguém. E ainda quase levou uns sopapos de um enfurecido Paul McCartney quando – a mando de John George (que não tiveram coragem!) – foi lhe pedir que adiasse o lançamento do seu primeiro álbum em detrimento do “Let It Be”. Apesar dos conflitos internos que passavam entre os “jovens EX-Beatles foi durante essa época que sua amizade com George Harrison mais floresceu e se consolidou. Além de George ser o maior colaborador com Ringo, depois do fim dos Beatles.
A produção de Harrison para “It Don’t Come Easy” foi um presente que Ringo nunca esqueceu e que queria dividir os créditos da canção com o amigo que preferiu ficar de fora, aparecendo apenas como produtor. "It Don’t Come Easy", foi lançada como single pela Apple Records em abril de 1971, atingindo o número quatro tanto nos EUA como no Reino Unido. “It Don’t Come Easy” foi o primeiro single de Ringo no Reino Unido, mas seu segundo nos EUA (o primeiro foi "Beaucoups of Blues"). A gravação teve início na noite de 18 fevereiro de 1970 no estúdio 2 de Abbey Road, durante as sessões do álbum Sentimental Journey. No começo do dia, Ringo regravou os vocais para "Have I Told You Lately That I Love You" "Let the Rest of the World Go By", canções destinadas ao Sentimental Journey. Nesta fase, o que viria a ser "It Don’t Come Easy" era conhecida como "You Gotta Pay Your Dues" – Você tem que pagar suas dívidas. Na primeira sessão de gravação, inicialmente George Martin estava produzindo, com George Harrison tocando violão e dirigindo os outros músicos, que eram: o próprio Ringo, Klaus Voormann (baixo) e Stephen Stills (piano). 20 tomadas foram feitas entre 19h e 12:30h. Ringo, em seguida, acrescentou um vocal principal e George acrescentou duas partes de guitarras elétricas, terminando às 4 da manhã. Outras versões foram gravadas nos dias seguintes e na gravação final participaram além dos já citados, Ron Cattermole no saxofone e trompete e dois membros da banda Badfinger - Pete Ham e Tom Evans.
"It Don’t Come Easy" foi lançada como um compacto simples, com "Early 1970" e estreou na parada da Billboard americana em 1 de maio de 1971 atingindo o número quatro e permaneceu no Top 40 por 11 semanas. Esta música só apareceria em um álbum em 1975 na compilação dos maiores sucessos de Ringo, “Blast from Your Pass”.
Quando Ringo gravou uma nova versão de seu hit de 1972 "Back Off Boogaloo" para o álbum Stop and Smell the Roses, havia uma referência de "It Don’t Come Easy", juntamente com várias músicas dos Beatles, no backing vocal (arranjado e cantado por Harry Nilsson). Em 1987, uma versão cover foi usada em um comercial para a 7-Eleven usando o slogan "Onde as coisas boas vêm fácil"Ringo incluiu a canção no set list para sua turnê americana de 1989, e uma performance desta música abria o álbum de 1990 “Ringo Starr And His All-Starr Band”.
Em 1991, "It Don’t Come Easy" foi adicionada como faixa bônus para a versão em CD do álbum “Ringo”, juntamente com "Down and Out" e "Early 1970""It Don’t Come Easy" ganhou uma versão cover feita pela banda americana The Smithereens em seu álbum de 1991, Blow Up. A música "Don’t Go Where the Road Don’t Go" de seu álbum de 1992 “Time Takes Time” apresenta uma homenagem à música durante a ponte com a linha "Well I said It Don't Come Easy, well I sure know how it feels", algo como "Bem, eu disse que não é fácil, eu sei como é". Na música "Eye to Eye" de seu álbum de 2003 “Ringo Rama” repete-se algo parecido: "Lembra quando eu disse que não seria fácil, parece que foi há muito tempo". E foi mesmo, Ringo. Há quase 50 anos.
No Concerto por Bangladesh, no dia 1º de agosto de 1971, o único número solo realizado por Ringo foi seu sucesso Top 10 "It Don’t Come Easy"  que a gente confere logo abaixo da versão do single.

3 comentários:

roque22 disse...

Muito boa!

João Rampazzo disse...

Uma das melhores deles, tal como You're Sixteen e várias do álbum de 2015

João Rampazzo disse...

Dele *