quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

DIE BEATLES - DIE BEATLES - THE BEATLES EM ALEMÃO! SIE LIEBT DICH & KOMM GIB MIR DEINE HAND


No dia 29 de janeiro de 1964, os Beatles e toda sua equipe ainda estavam na França. Logo depois, partiriam para a excursão pela Alemanha. A gravadora Electrola Gesellschaft, a EMI alemã, insistiu que eles não venderiam nada naquele país, a não ser que cantassem em alemão. Os rapazes acharam isso uma grande tolice, assim como George Martin, que só concordou com a proposta para não dar à Electrola nenhum motivo para não se empenhar para vender os compactos da banda. Dessa forma, os Beatles foram convencidos a regravar as músicas, para lançamento como single duplo A para ser lançado em fevereiro de 1964.
A tradução das músicas foi feita a toque de caixa por Camillo Felgen, cantor, letrista e apresentador de televisão e rádio. Ele recebeu um telefonema urgente de Otto Demmlar, um produtor da poderosa EMI na Alemanha, perguntando se ele traduziria “She Loves You” e “I Want To Hold Your Hand” para alemão e viajaria para Paris para ensinar as pronúncias fonéticas aos Beatles. Felgen prontamente aceitou o desafio e partiu imediatamente para a França.

Os Beatles estavam em Paris para uma série de 19 shows no Olympia Theatre na cidade. Só que, as letras traduzidas para alemão ficaram semelhantes, mas bem diferentes das letras originais em inglês. Mas quem se importaria? Ninguém entenderia nada mesmo! Assim, “She Loves You”, virou "Sie Liebt Dich" e “I Want Hold Your Hand” virou "Komm, Gib Mir Deine Hand".

A prática de gravar versões especiais para mercados estrangeiros era uma ocorrência comum na época, mas a sessão de 29 de janeiro foi a única vez que os Beatles fizeram isso. Como bem observado por Ian MacDonald em Revolution In The Head - "As versões em língua estrangeira dos sucessos britânicos caíram em desuso. A promoção resultante do idioma inglês em todo o mundo é uma das conquistas mais substanciais, relevantes e menos documentadas dos Beatles", disse ele.
Então, no dia e horário marcados para a gravação, George Martin compareceu ao estúdio para a sessão, mas os Beatles não. Após uma hora de espera - o que não era incomum -, telefonou para o George V Hotel e Neil Aspinall disse que eles haviam pedido para avisá-lo que não iriam à gravação.

"Estou indo até aí para dizer-lhes exatamente o que acho disso", respondeu o produtor, furioso. Pouco depois, invadiu a sala de estar da suíte dos Beatles e se deparou com uma cena saída diretamente de Alice no País das Maravilhas"John, Paul, George, Ringo, Neil Aspinall e Mal Evans, estavam sentados ao redor de uma grande mesa, e Jane Asher, como Alice, com seus longos cabelos dourados, servia-lhes chá. Logo que entrei, todos eles desapareceram, correndo em todas as direções, escondendo-se atrás dos sofás, das almofadas, do piano... 'Seus desgraçados!', esbravejei, 'pouco me importa se vocês vão ou não gravar o disco, o que, realmente importa é a sua grosseria!". Os Beatles, com o “rabo entre as pernas” - e contra a vontade, foram para o estúdio.
Originalmente, quando os Beatles gravaram “She Loves You” em 1 de julho de 1963, a fita original foi apagada pela EMI. Para a gravação de “Sie Liebt Dich”, o grupo teve que regravar a música novamente do zero. Isso eles fizeram em 13 tomadas, após as quais, dublaram os vocais. A nova letra de Felgen manteve o refrão familiar “Yeah, yeah, yeah” do original. Os vocais levaram várias tomadas para serem concluídos e foram editados juntos para a versão final. “Eles ficaram extremamente satisfeitos em acabar logo com aquilo. Todos nós ficamos. Achei o estúdio muito estranho para trabalhar, o equipamento era estranho a tudo o que estávamos acostumados". Norman Smith – Engenheiro de som. "I Want Hold Your Hand" - "Komm, Gib Mir Deine Hand" – foi gravada no mesmo dia e nas mesmas circunstâncias.

Nenhum comentário: