sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

SIR GEORGE MARTIN - O QUINTO BEATLE POR EXCELÊNCIA


De todos os indicados ao almejado título de "Quinto Beatle", ninguém é mais justificável que Sir George Martin, o produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro. Devido a sua importância em relação à produção musical dos discos dos Beatles, é chamado com justiça de “o Quinto Beatle”, em referência ao seu trabalho como produtor de quase todos os álbuns lançados pelos rapazes de Liverpool, incluindo, em 1967, o inovador "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", que lhe trouxe reconhecimento, fama e consagração definitiva na história da música pop. Martin foi um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com mais de trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e nos Estados Unidos. Se vivo estivesse, estaria completando hoje 94 anos. Ele nasceu em Londres, em 3 de janeiro de 1926.
George Martin nasceu em Holloway (pequena cidade ao norte da capital Londres) em 3 de janeiro de 1926. Filho de pai carpinteiro, teve uma juventude humilde, sem uma educação musical erudita. Autodidata, aprendeu a tocar piano sem ajuda de mestre, ainda com dezesseis anos de idade. Além do seu trabalho com os Beatles ou com seus ex-integrantes, Martin também foi o produtor de dezenas de artistas, incluindo a banda America. Ele também é um compositor de talento (exemplos são a trilha sonora dos filmes Yellow Submarine, dos Beatles, e Live and Let Die de James Bond.
Em uma carreira de seis décadas, Martin trabalhou em cinema, televisão e espetáculos ao vivo. Ele também já teve vários cargos executivos em companhias midiáticas e contribuiu para várias de causas beneficentes, incluindo seu trabalho para o The Prince's Trust da ilha de Montserrat. Em reconhecimento por suas contribuições para a música e cultura popular, ele recebeu um título Knight Bachelor em 1996. George Martin faleceu no dia 8 de março de 2016 aos 90 anos, em Londres. Foi casado por mais de trinta anos com Judy Lockart Smith e tiveram quatro filhos, o mais velho, Giles, é o produtor dos álbuns dos Beatles hoje.

4 comentários:

roque22 disse...

Simplesmente o Melhor dos Produtores. Nossa eterna gratidão ao que este homem fez pela música. Fico as conversas dele com o Paul.

João Carlos disse...

Como o Ringo disse uma vez Martin era o cara que encaixava a nota certa na música, era conciso.. 5° beatle junto com Brian

Edu disse...

Prezado João Carlos: como há pouco mais de dois anos havia também um outro amigo João Carlos que deixou mais de 3 mil comentários aqui, e você está chegando agora, gostaria de pedir que acrescentasse um sobrenome para não haver confusão. Espero que não se importe. bem vindo. Abração!

João Lazzari disse...

Pode deixar grande Edu!!

Agora irei usar o meu sobrenome pra não gerar confusão na galera, um abraço!!