segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

MAL EVANS - THE BEATLES ROAD MANAGER


O simpático e doce grandalhão Mal Evans esteve sempre ao lado dos Beatles desde o início, quando eles tocavam no Cavern Club, e a simpatia foi recíproca e imediata. Mal começou como porteiro do Cavern Club em 1960 e por todos os anos seguintes, acompanhou a carreira do grupo como road manager, junto com Neil Aspinall e guarda costas pessoal da banda. Fazia parte do circulo fechado de amigos dos Beatles, viajando com eles onde quer que fossem, participando como extra em todos os filmes dos Beatles, com exceção do primeiro. Em "Help!" ele é o nadador que reaparece diversas vezes perdido; em "Magical Mystery Tour" ele é o quinto mago; em "Let It Be" ele surge no início empurrando a bateria com o logotipo dos Beatles e colocando no lugar o piano de cauda, e depois surge novamente batendo na bigorna durante a execução de "Maxwell's Silver Hammer" e também aparece nas cenas do telhado.
Vivendo intensamente uma década inteira ao lado dos Beatles, a separação da banda trouxe a Evans uma certa perda de identidade própria e propósito de vida. Depois do fim dos dos Beatles, Mal Evans participou ativamente de "All Things Must Pass" entre outros trabalhos de George Harrison. Participou do primeiro disco solo do Ringo até "Goodnight Vienna" e quando John e Paul finalmente se reencontraram na casa da praia, Mal Evans estava lá. Ele também trabalhou para Lennon durante todas as sessões do 'Rock And Roll', mas era um homem deprimido.

Depois de separar de sua esposa Lili, se mudou para Los Angeles, onde arrumou uma namorada chamada Fran Hughes e começou a escrever suas memórias para um livro que se chamaria "Living The Beatles Legend"Evans foi morto pela polícia em 5 de janeiro de 1976 no seu apartamento alugado em Los AngelesEm 4 de janeiro de 1976, extremamente deprimido, Mal chorou, tomou um valium, pegou um rifle descarregado e se trancou no quarto. Chamaram a polícia que invadiu o recinto e ao vê-lo, um homem gigantesco e forte com um rifle na mão, atiraram primeiro. Mal Evans morreu na hora. Ele foi cremado em 7 de janeiro de 1976 em Los Angeles, e as cinzas foram enviadas pelo correio de volta à Inglaterra, mas foram perdidas.
Gary Evans, filho de Mal, nasceu em 1961 em Liverpool e em 1968, no dia 28 de julho - um domingo - dia do "Mad Day Out", estava com o pai que acompanhava os Beatles por onde quer que fossem. Assim, o garoto então com sete anos, foi escolhido para posar para a estranha foto em que todos estão por trás da cerca e só ele na frente. Hoje, está com 59 anos e nunca deixou de se sentir magoado pela forma de tratamento que os Beatles dispensaram à sua família depois da morte de seu pai, embora George Harrison tenha feito uma doação de 5.000 libras para a família na época da morte de Mal. Gary Evans diz: "Eles foram muito mesquinhos. Minha mãe teve que pedir um subsídio refeição para minha irmã e eu tinha de comer o almoço na escola. Depois de tudo o que meu pai fez para o sucesso dos Beatles".

Nenhum comentário: