domingo, 12 de janeiro de 2020

PAUL McCARTNEY - UNCLE ALBERT/ADMIRAL HALSEY - 1971


Uncle Albert/Admiral Halsey é uma música de Paul e Linda McCartney do álbum Ram. Aparece no álbum como a 5ª faixa do lado 1 (do LP) e é a 2ª maior com 4:49, a maior é "Long Haired Lady" com 5:54, 4ª do lado 2. Foi lançada como single somente nos Estados Unidos em 2 de agosto de 1971, alcançando o número 1 na Billboard Hot 100 em 4 de setembro de 1971, tornando-o o primeiro de uma série de sucessos que lideraram as paradas pop nas décadas de 1970 e 1980. A Billboard classificou a música como número 22 em seu Top Pop Singles de 1971. Foi o primeiro (de dezenas) disco de ouro de Paul McCartney como artista solo.
A música foi inspirada em Albert Kendall, um tio de Paul que costumava pregar a bíblia quando estava bêbado. É formada por três partes arranjadas da seguinte forma: 1) Uncle Albert, 2) Hands Across The Water, e 3) Admiral Halsey. O engenheiro de som, Tim Geelan, diz que além das três partes principais o mix da canção foi preparado em 12 semi-estruturas, indicando a complexidade da produção. A letra apresenta expressões de duplo sentido, como “the butter wouldn’t melt, so i put it on the pie” (a manteiga não derreteu, então a coloquei dentro da torta). A “torta” é uma expressão britânica para o órgão sexual feminino, que também aparece em Penny Lane (for a finger and finger pie).
"Eu tinha um tio - Albert Kendall - que era muito divertido, e quando fiz a música, tratava-se de abordar essa geração mais velha, pensando: ‘O que eles pensariam da maneira como minha geração faz as coisas? Por isso escrevi a frase ‘Lamentamos, Tio Albert’. Há um elemento imaginário em muitas das minhas músicas - para mim, o Almirante Halsey (baseado no oficial naval dos EUA da Segunda Guerra Mundial William Frederick Halsey Jr, conhecido como Bill ou Bull Halsey) é um símbolo de autoridade e, portanto, não deve ser levado muito a sério. Gravamos em Nova York e George Martin me ajudou com o arranjo orquestral. Fiquei surpreso quando se tornou um grande sucesso". Paul McCartney.