segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

THE BEATLES - THE INNER LIGHT - SENSACIONAL!*****


Lançada em 1968 como lado B de “Lady Madonna”, "The Inner Light" foi a primeira música de George Harrison a figurar em um compacto dos Beatles, e a última das compostas por ele gravadas com instrumentos quase que apenas indianos. As duas outras foram “Love You To” de Revolver e “Within You, Without You" de Sgt Pepper’s. A parte instrumental foi realizada em cinco tomadas de gravação, em 12 de janeiro de 1968, nos estúdios da EMI em Bombain, na Índia com virtuoses indianos, durante a gravação do LP “Wonderwall” de George. A parte vocal, que inclui pequena participação de John e Paul, foi acrescentada cerca de um mês depois em Abbey Road, nos dias 6 e 8 de fevereiro, com o vocal definitivo de George.
Em 29 de setembro de 1967, John e George foram os convidados de David Frost no programa de televisão noturno e ao vivo The Frost Report. O tema era meditação transcendental e incluía uma entrevista com o Maharishi Mahesh Yogi, filmada anteriormente, no mesmo dia, no aeroporto de Londres. Na plateia convidada no estúdio em Wembley, norte de Londres, estava o especialista em sânscrito Juan Mascaró, professor de Cambridge.
Resultado de imagem para Tao Te Ching THE  LAMPS OF FIRE
No mês seguinte, Mascaró escreveu a George anexando uma cópia de "Lamps Of Fire", uma coletânea de ensinamentos espirituais de várias tradições editada por ele. Ele sugeriu que
George considerasse transformar versos de Tao Te Ching em música, em especial um poema intitulado “The Inner Light”. No prefácio de Lamps Of Fire, publicado em 1958, Mascaró escreveu: “As passagens deste livro são lanternas de fogo. Algumas brilham mais, outras, menos, mas todas se fundem em uma grande lanterna chama­da por São João da Cruz de ‘lanterna do ser de Deus’”.

A gravação de “The Inner Light” aconteceu nos dias 12 de janeiro e 6 e 8 de fevereiro de 1968. Pode ser encontrada nos álbuns Past Masters (2009) e Love (2006). Foi produzida por George Martin e teve como engenheiros: Geoff Emerick, JP Sen e SN Gupta. Nenhum dos Beatles toca qualquer instrumento: George Harrison faz o vocal principal; John Lennonbacking vocals e Paul McCartney também backing vocals. Ringo Starr não participou. Os músicos indianos são: Sharad Jadev e Hanuman Jadev: shehnai; S.R. Kenkarae e Hari Prasad Chaurasia: flautas; Ashish Khan: sarod; Mehapurush Misra: tabla, pakhavaj; Shambu-Das, Indril Bhattacharya e Shankar Ghosh: cítaras e Rijram Desad: dholak, harmônio.

Nenhum comentário: