segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

THE BEATLES - I'M DOWN - UM CACETE SEM IGUAL!✶✶✶✶✶


“Você mente achando que eu não posso ver. Você não pode chorar porque está rindo de mim. Eu estou mal! Realmente mal. Eu estou mal! Pra baixo do chão. Como você pode rir quando sabe que eu estou tão mal? Como você pode rir?”.

Olhando assim, de forma tão descontraída, os primeiros versos da sensacional “I’m Down” podem parecer até engraçados e realmente dá vontade de rir. Porém, quando foi gravada em junho de 1965, para ser o lado B do single “Help!”, lançado duas semanas antes do álbum, essa música, assim como o lado A, já anunciava as grandes transformações que estavam por vir. A música é uma brincadeira em vários sentidos. Tira sarro dos gritos de John pedindo ajuda em “Help!” e também pelo autor dizer que está lamentando e deprimido enquanto o próprio Paul canta aos gritos todo animado. A letra inclui também uma frase cômica - algo que ainda não tinham usado até então: “She'll still moan, "Keep your hands to yourself!” (Ela ainda gemia, segure suas mãos aí mesmo!"), canta Paul rindo de tudo.
A sensacional “I’m Down” é um rockão simples e poderoso no melhor estilo de Little Richard e reflete bem o apreço que Paul McCart­ney (que quando mais jovem chegou a ser chamado de “o melhor Little Richard de Liverpool”) mantinha pelo cantor americano. “Eu costumava cantar as músicas dele, mas chegou um ponto onde eu queria a minha própria, então compus I’m Down”Os Beatles abriram shows de Little Richard em outubro de 1962, uma semana depois de lançar “Love Me Do”, na Tower Ballroom, em New Brighton, e no Empire Theatre em Liverpool.
Capturada em três horas, no mesmo dia em que gravaram "I’ve Just Seen a Face” e começaram a gravação de “Yesterday” - essa sessão demonstra bem o extraordinário alcance vocal de McCartney. “I’m Down” foi composta para encerrar os shows dos Beatles, que já estavam cansados de terminar com “Long Tall Sally”, de Richard. Dessa forma, "I'm Down" encerrou com magistral brilhantismo as apresentações das turnês de 1965 e 1966.
"I'm Down" se tornou uma das favoritas do público e dos próprios Beatles nos concertos. A performance dessa música no Shea Stadium é uma colagem memorável de imagens indeléveis: Paul está tão empolgado que em certo momento começa a girar enquanto John e George estão se acabando de rir, Ringo espancando a bateria e John tocando o piano elétrico com os cotovelos. É um retrato espontâneo e natural dos Beatles - quatro caras ainda bem jovens, da maior banda do mundo, fazendo o que mais gostavam: Puro Rock and Roll.

"I'm Down" foi gravada no dia 14 de junho de 1965 no estúdio 2 da EMI em Abbey Road e lançada no dia 19 de julho de 1965 nos Estados Unidos e 23 de julho no Reino Unido. Como sempre, foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro de som. Os quatro Beatles estão praticamente em seus instrumentos habituais: Paul McCartney canta e toca baixo; John Lennon faz backing vocals, toca guitarra rítmica e piano elétrico; George Harrison também faz backing vocals e toca a guitarra solo e Ringo Starr toca bateria e bongô. "I'm Down" aparece nos álbuns Beatles Forever, Rock 'n' Roll Music, Past Masters e no Anthology 2. I'M DOWN, simplesmente SENSACIONOW!!!***********

8 comentários:

Edu disse...

De longe, uma da minhas preferidas desde sempre. Até o fim!

Calé disse...

Há muitos exemplos do que, especialmente McCartney, pode (ou podia) fazer quando cantava, "I'M Down" é um deles. A voz de Paul alcança (ou alcançou) notas, nuances, sutilezas que imensa maioria dos cantores sequer desconfia que existem.

Edu disse...

YES!

roque22 disse...

Maravilhosa! Puro Rock'n Roll! Adorei a foto em companhia do Grande Little Richard.

Edu disse...

A rainha do Rock? KKKK. Valeu amigo Roque22!

João Rampazzo disse...

Apesar de não ser melhor que long tall sally era eletrizante OUVIR esta música nos shows, mostra a capacidade vocal de Paul como um rock'n roll singer!!

Edu disse...


Não é?

roque22 disse...

Pena que estou revendo esta postagem às 2 da madrugada. Não posso aumentar o volume.