quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

GEORGE HARRISON - DEVIL'S RADIO - A RÁDIO DO DIABO - SENSACIONAL! ✶✶✶✶✶


O fotógrafo Gered Mankowitz guarda boas lembranças de quando fotografou George Harrison para a capa do álbum Cloud Nine em 1987: “Eu conheci George em várias ocasiões, mas nunca o fotografei. Por isso, fiquei encantado quando o diretor de arte e meu amigo David Costa me pediu para fotografar a capa do Cloud Nine. Foi em meu estúdio em Hampstead e decidimos usar vários fundos de vários céus nublados, além de uma enorme tela texturizada. George chegou sozinho, sem nenhuma comitiva, e foi maravilhoso e paciente”. Ainda segundo Mankowitz, “foi ideia do próprio George com seu humor sarcástico, usar óculos espelhados e pedir que fizesse uma iluminação de baixo para cima, como crianças fazem com a lanterna. Isso daria a ele ares meio que aterrorizantes”. A capa mostra George Harrison com sua primeira guitarra americana, uma Gretsch 6128 de 1957 que ele comprou em Liverpool em 1961. Harrison presenteou o instrumento ao seu velho amigo Klaus Voormann, que a guardou por vários anos. Quando estava em Los Angeles para a produção do álbum, Harrison pediu a guitarra de volta, a restaurou e usou na sessão de fotos. Ainda sobre a capa, para quem procura cabelo em ovo, há quem veja no reflexo dos óculos a imagem de um Cristo crucificado. Pura viagem. Ou não?

"Devil's Radio" foi composta e gravada pelo nosso querido George Harrison, lançada pela primeira vez no álbum de 1987, Cloud Nine - um dos melhores que já ouvi nesse vida! Não foi lançada comercialmente como single, mas um single promocional acabou alcançando o êxito de chegar ao # 4 no quadro da Billboard.

"Devil's Radio" foi inspirada em um anúncio de igreja que Harrison tinha visto dizendo: "Gossip: The Devil's Radio... Don’t Be a Broadcaster" (Fofocas: A Rádio do Diabo... não seja uma emissora). O tema da música é um ataque a todas as fofocas, curiosidades, conversas cínicas e frívolas que aparecem a toda hora nas mídias, através de uma rádio que espalha imprecisões e falsidades: A Rádio do Diabo. Algo muito próximo do tema que Harrison retomaria em Brainwashed, seu álbum póstumo de 2002.
A música usa metáforas como "abutres", "ervas daninhas", "poluição" e "lixo industrial" para mostrar os efeitos devastadores das fofocas. O tema era pessoal para Harrison e como ele se sentiu vitimado pelas fofocas e pela atenção exploratória que recebeu depois do fim dos Beatles, o que impediu sua capacidade de viver uma vida normal. Isso aparece bem no verso: "Você se pergunta por que não falo muito / Eu me pergunto como você não pode ver".
"Devil's Radio" começa com uma repetição da palavra "Gossip" antes de aparecerem os versos descrevendo os males da fofoca. Alguns críticos disseram que a música foi inspirada pelos Eurhythmics, tornando-se uma das poucas músicas nas quais Harrison foi influenciado por tendências musicais mais contemporâneas. Um dos biógrafos de Harrison, Simon Leng, descreveu o acompanhamento instrumental como o mais agressivo e arrojado de George desde "Wah-Wah" de 1971. Leng ainda comparou a abertura de "Devil's Radio" com canções de Chuck Berry e particularmente elogiou o vocal de Harrison e o contraponto fornecido por Eric Clapton, que tocou guitarra junto com Harrison. Os outros músicos que participaram foram Elton John no piano, Jeff Lynne no baixo e teclados, Ringo Starr na bateria e Ray Cooper na percussão. É mole? Uma versão ao vivo de "Devil's Radio" foi incluída no excelente álbum ao vivo de Harrison gravado no Japão em 1992 juntamente com a banda de Clapton. E é essa paulada que a gente confere agora logo abaixo da gravação que aparece no álbum. Hare Krishna!

2 comentários:

roque22 disse...

Adoro este Disco. Comprei o Vinil logo quando foi lançado.

Edu disse...

EU TAMBÉM!