terça-feira, 5 de março de 2024

PAUL McCARTNEY - WINGSPAN - HITS AND HISTORY - 2001


Wingspan: Hits and History é um álbum de compilação dos maiores sucessos de Paul McCartney com material que vai de seu primeiro álbum solo McCartney em 1970 até a trilha sonora do filme Give My Regards to Broadstreet em 1984. Wingspan foi lançado em 7 de maio de 2001.

Wingspan é separado em dois conjuntos distintos: o disco "Hits" apresenta material de sucesso comercial, enquanto "History" mostra canções menos conhecidas do mesmo período. As edições americana e britânica do álbum variam ligeiramente, já que a edição do Reino Unido contém a versão de estúdio de "Coming Up", enquanto a edição dos EUA contém "Coming Up (Live at Glasgow)", que foi mais popular lá. A versão japonesa do álbum também inclui "Eat at Home", lançado como single no Japão.
Lançado em conjunto com um documentário de TV em horário nobre, similarmente chamado Wingspan, a trilha sonora associada foi um sucesso comercial. Nos Estados Unidos, foi direto para o número 2 da Billboard 200, com vendas de 221.000 cópias na primeira semana de seu lançamento. O álbum ficou nas paradas por 14 semanas, vendendo aproximadamente 970.000 unidades.Wingspan foi certificado como dupla platina pela Recording Industry Association of America, e também alcançou o status de ouro no Reino Unido, Austrália e Nova ZelândiaUm DVD do documentário transmitido - que tratou do relacionamento de McCartney com Linda e seu eventual casamento, o último ano traumático da carreira dos Beatles e seu próprio papel na separação, e a história da formação e carreira do Wings nos anos 1970 em direção à sua dissolução em 1980 - foi produzido por Mary McCartney, que também entrevistou seu pai no filme e que a gente confere aqui, original em inglês, sem legendas.

Nenhum comentário: